Silas estreou-se esta segunda-feira no comando da equipa do Sporting com um triunfo sobre o D. Aves, por 1-0, num jogo em que os leões foram uma equipa anárquica e só conseguiram chegar ao golo de penálti.
O novo treinador revolucionou a estratégia da equipa leonina, com destaque para a entrada de Eduardo, jogador que ele já tinha treinado no Belenenses, para o lugar de Wendel, e a saída de Acuña, entregando a lateral esquerda a Borja. No ataque colocou três reforços: Jesé, Bolasie e Vietto.
O Sporting foi uma equipa a jogar sobre brasas. A pressão dos últimos resultados (não ganhava há cinco jogos) esteve sempre presente e toldou os movimentos dos jogadores. Até Bruno Fernandes foi arrastado por esta anarquia e mediocridade generalizada. Andou perdido no terreno, mas não falhou no penálti. Já lá vamos.
Se Silas está a tentar implementar uma estratégia nova na equipa, isso ainda não se notou. Falta agressividade na recuperação da bola, criatividade na construção e eficácia no ataque. Não há rotinas e três passes seguidos com sucesso já são motivos para os adeptos celebrarem.
A entrada dos leões foi lenta e Rosier (4’) esteve perto de fazer um autogolo na sequência de um canto. Valeu a trave.
O leão está ferido e com dificuldades em recuperar. O sangue novo trazido por Eduardo ajudou a alimentar a esperança da vitória. Perante a dificuldade em construir, este jogador foi dando o exemplo com duas bombas de longa distância. A primeira (24’) ainda bateu na barra com estrondo e a segunda (42’) obrigou Beunardeau a ir ao chão para travar a bola.
É certo que o Sporting não tem ideias. Mas também é certo que a única ideia do D. Aves foi aproveitar a intranquilidade leonina para somar pontos. Inácio cerrou as linhas média e defensiva criando uma muralha para este Sporting à procura de melhor dias.
Na etapa complementar, o D. Aves até entrou melhor. Acreditava que podia somar pontos perante um leão ferido. E ainda assustou nos minutos iniciais por Mohamadi e Welinton.
Para o Sporting era tudo muito difícil. A entrada de Acuña permitiu explorar melhor o lado esquerdo e foi numa arrancada do argentino que resultou o penálti sobre Bolasie, que foi atropelado por Beunardeau.
Chamado a converter, Bruno Fernandes não hesitou e rematou para o 1-0. Um golo que vale muito mais do que os três pontos: vale a esperança da nação sportinguista na recuperação.