Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Pólvora seca no ataque do FC Porto preocupa Sérgio Conceição

Avançados só marcaram cinco golos desde de fevereiro. Lesão de Evanilson dificulta resolução urgente do problema.
João Moniz 31 de Março de 2023 às 01:30
Taremi
Este mês, Sérgio Conceição só fez a antevisão da Champions
Taremi
Este mês, Sérgio Conceição só fez a antevisão da Champions
Taremi
Este mês, Sérgio Conceição só fez a antevisão da Champions
A ineficácia ofensiva do FC Porto está no topo das preocupações de Sérgio Conceição, apurou o CM. De há dois meses a esta parte, o ataque portista passa por uma fase de pólvora seca. Problema que o treinador quer resolver com urgência, para não prejudicar ainda mais a época.

Desde 1 de fevereiro, em 11 jogos para as várias competições, o FC Porto marcou 15 golos. Dá uma média de 1,36 remates certeiros por encontro, pouco mais de metade do registado na fase inicial da temporada: nos 22 jogos até à paragem para o Mundial os dragões marcaram 55 golos (2,5 por partida).

Esta falta de golos teve impacto negativo nos resultados. Nos últimos seis jogos, em três deles o FC Porto ficou a zeros. Foi o caso das duas mãos com o Inter nos ‘oitavos’ da Champions, o que ditou a eliminação da prova (acumulado de 0-1), e no empate em Braga (Liga), que fez da reconquista do título uma miragem.

A falta de pontaria é notória nos avançados. Desde o início de fevereiro, Taremi conta três golos (leva 22 no total da época) e Toni Martínez só fez dois (soma 11 ao todo). Evanilson não acertou sequer uma vez nas redes contrárias.

As cinco lesões do avançado brasileiro desde novembro (agora está de baixa com uma mialgia de esforço na coxa direita) fazem com que só tenha oito golos esta época (muito abaixo dos 21 em 2021/22). E Conceição ainda procura a melhor solução para lidar com as suas ausências.

‘Blackout’ do técnico com fim à vista
Tudo indica que Sérgio Conceição vai voltar a fazer a antevisão dos jogos relativos ao campeonato já a partir deste sábado. Depois do jogo com o Gil Vicente, a 26 de fevereiro, em que foi alvo de uma queixa da associação de árbitros, o técnico do FC Porto restringiu as declarações à comunicação social ao mínimo exigido pelos regulamentos: falou antes e depois da 2.ª mão dos ‘oitavos’ da Champions, mas nas três jornadas da Liga já disputadas em março só fez a ‘flash interview’ no fim dos jogos.

O ‘blackout’ no campeonato deverá terminar já este fim de semana. Amanhã Sérgio Conceição fará a antevisão da receção ao Portimonense e no domingo estará na conferência de imprensa após o jogo.

Cinco dragões em tratamento
Diogo Costa, Pepe, João Mário, Evanilson e João Marcelo voltaram esta quinta-feira a fazer tratamento, pelo que não integraram o treino do FC Porto. Os internacionais Zaidu, Eustáquio, Uribe, Taremi e Grujic já foram integrados e são opções para o jogo de domingo com o Portimonense.
Liga Evanilson FC Porto Sérgio Conceição Taremi Champions Portimonense desporto futebol
Ver comentários
C-Studio