Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Portugal empata com a Costa Rica e tem de fazer contas no Mundial sub-20

Depois da derrota inaugural com a Zâmbia, equipa tem de ganhar e marcar muitos golos.
Lusa 24 de Maio de 2017 às 15:22
Os convocados da seleção sub-20
A seleção portuguesa no mundial de sub-20 da Coreia do Sul
A seleção  de Portugal que participa no mundial de sub-20, na Coreia do Sul
Os convocados da seleção sub-20
A seleção portuguesa no mundial de sub-20 da Coreia do Sul
A seleção  de Portugal que participa no mundial de sub-20, na Coreia do Sul
Os convocados da seleção sub-20
A seleção portuguesa no mundial de sub-20 da Coreia do Sul
A seleção  de Portugal que participa no mundial de sub-20, na Coreia do Sul
Portugal ficou esta quarta-feira numa posição complicada para garantir o apuramento para o Mundial de futebol de sub-20, na Coreia do Sul, ao empatar a um golo com a Costa Rica, na segunda jornada do Grupo C.

Depois da derrota com a Zâmbia na estreia, por 2-1, a 'equipa das quinas' voltou a comprometer, desta feita com um empate com a Costa Rica, que também tinha perdido na estreia, mas frente ao Irão (1-0).

Diogo Gonçalves colocou Portugal em vantagem aos 32 minutos, na marcação de uma grande penalidade, com Jimmy Marin a empatar aos 48, igualmente de penálti, num encontro em que a 'equipa das quinas' terminou reduzida a 10 jogadores, por expulsão de Ruben Dias aos 71.

Com este resultado, Portugal, que mostrou muitas dificuldades de construção de jogo, terá de derrotar o Irão na última jornada para manter a esperança de se apurar, numa competição em que se qualificam os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros.

Neste momento, Portugal tem um ponto, tal como o Irão, enquanto a Zâmbia tem seis e já está apurada e o Irão tem três.

Em relação à derrota com a Zâmbia, o treinador da seleção portuguesa, Emílio Peixe, fez quatro alterações no 'onze', embora tenha mantido os cinco jogadores mais recuados, com Diogo Costa na baliza, atrás de Diogo Dalot, Rúben Dias, Jorge Fernandes e Yuri Ribeiro.

No meio-campo, apenas se manteve Xadas, jogando agora com Pêpê e Miguel Luís, que substituíram Florentino e Gedson, enquanto no ataque Diogo Gonçalves passou a ter a companhia de Xande Silva e Hélder Ribeiro, em vez de André Ribeiro e Zé Gomes.

Mais agressivos na luta pela posse de bola, os jogadores portugueses demoraram, contudo, a chegar com perigo à área da Costa Rica, que apostava num futebol direto para tentar surpreender a defesa lusa.

O primeiro lance de perigo de Portugal surgiu apenas aos 19 minutos, num remate de Xande Silva, com a bola a desviar num defesa e a obrigar Erick Pineda a uma defesa apertada.

O duelo entre o avançado do Vitória de Guimarães e o guarda-redes costa-riquenho prosseguiu nove minutos depois, quando Xande Silva, isolado por um grande passe de Diogo Gonçalves, viu Pineda defender.

Diogo Gonçalves, um dos mais ativos da seleção portuguesa, colocaria Portugal em vantagem, aos 32 minutos, na marcação de uma grande penalidade, a punir um corte com o braço de Diego Mesen, após um cruzamento de Diogo Dalot.

A segunda parte iniciou da pior forma para Portugal, com Jimmy Marin a empatar aos 48 minutos, igualmente de grande penalidade, a punir uma falta de Miguel Luís.

A 'equipa das quinas' reagiu bem ao golo e Diogo Gonçalves, por duas vezes, cruzou da direita, com Hélder Ferreira, já na pequena área, a chegar ligeiramente atrasado em ambos os lances.

A reação da seleção portuguesa, que apresentava muitas dificuldades na construção de jogo - ainda mais depois da saída de Diogo Gonçalves -, foi esmorecendo, com a situação lusa a complicar-se aos 71 minutos, quando o capitão Ruben Dias foi expulso, depois de ver o segundo amarelo.

A Costa Rica, que sempre pareceu contente com o empate, arriscou um pouco mais nos minutos finais e, já em período de descontos, Jimmy Marin rematou de longe, ligeiramente por cima, no remate mais perigoso dos 'ticos' além do lance do golo.

Obrigados a fazer contas
Na terceira e última jornada, Portugal (um ponto) defrontará o Irão (três). Para os 'oitavos' qualificam-se as duas primeiras equipas de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados dos seus grupos.

Jorge Fernandes Zâmbia Portugal Mundial Grupo C. sub 20 empate costa rica apuramento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)