page view

Portugal joga acesso à final da Liga das Nações, e talvez futuro de Martínez, na Alemanha

Frente a frente está agendado para as 20h00 (21h00 horas locais), na Allianz Arena, em Munique.

02 de junho de 2025 às 09:05

Portugal joga quarta-feira o acesso à final da Liga das Nações de futebol e, para isso, terá que bater a Alemanha em Munique, numa partida em que o futuro do selecionador Roberto Martínez também poderá estar em causa.

A 'final four' da Liga das Nações, mesmo não tendo um peso tão grande como uma fase final de uma grande competição, passou a ter maior importância agora na sua quarta edição, neste caso como um teste a Martínez, mas também aos germânicos, a um ano do Mundial2026, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canada e México.

Na 'Mannschaft', o treinador Julian Nagelsmann está a tentar recuperar o espaço perdido pelos alemães nos últimos anos, enquanto do lado português o futuro de Martínez pode estar em jogo.

Com a mudança de liderança na Futebol Portuguesa de Futebol (Martínez foi o escolhido da antiga direção), a manutenção do técnico espanhol no cargo poderá estar dependente da campanha em Munique, depois de uma eliminatória dos quartos de final com a Dinamarca que foi mais difícil do que esperado.

Antes disso, a campanha de Portugal no Euro2024 com Martinez acabou por desiludir, sobretudo a nível exibicional, mas também com uma derrota completamente inesperada com a Geórgia e com uma eliminatória com a Eslovénia em que foram precisas as grandes penalidades para seguir em frente.

Com a entrada de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol, e a um ano do Mundial2026, a imprensa desportiva tem avançado que o lugar do técnico espanhol, que já teve uma experiência anterior na Bélgica em que falhou os objetivos, está em risco, com José Mourinho a aparecer como possível sucessor.

Mourinho ainda está ligado contratualmente ao Fenerbahçe, da Turquia, mas nomes como Jorge Jesus e Sérgio Conceição estão livres no mercado.

A um ano do próximo Campeonato do Mundo, o Brasil, por exemplo, foi resgatar o italiano Carlo Ancelotti ao Real Madrid, situação que pode 'inspirar' o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Por isso mesmo, uma vitória, que seria apenas a segunda de Portugal em solo alemão, e uma boa exibição podem lançar o mandato de Martínez até ao próximo Campeonato do Mundo, embora com algumas restrições esperadas.

Elementos como Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, que no sábado disputaram e venceram a Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain não deverão estar a 100%, mas não serão os únicos.

O capital Cristiano Ronaldo e também Rafael Leão, no Al Nassr e no AC Milan, respetivamente, acabaram a temporada longe da melhor forma, acontecendo o mesmo com Bernardo Silva e Bruno Fernandes, todos parte crucial nos planos de Martínez.

Já a Alemanha teve de deixar de fora jogadores como António Rüdiger e Musiala.

O Alemanha-Portugal está agendado para as 20h00 (21h00 horas locais), na Allianz Arena, em Munique.

Para já, Roberto Martínez convocou 27 jogadores, mas só 26 podem seguir viagem para solo germânico.

Caso vença a Alemanha, Portugal vai disputar a final em 08 de junho, também na Allianz Arena, diante de França ou Espanha, que jogam a outra meia-final na quinta-feira.

Se acabar derrotada pelos germânicos, a equipa lusa disputa o jogo de atribuição do terceiro lugar, que será também no dia 08, mas em Estugarda.

Portugal, ainda com Fernando Santos no comando, conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a 'final four' em 2020/21 e 2022/23.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8