Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Portugal campeão europeu de Sub-17

Jogo defrontado com a seleção espanhola.
21 de Maio de 2016 às 18:54
A seleção portuguesa é a nova Campeã da Europa de Sub-17
A seleção portuguesa é a nova Campeã da Europa de Sub-17 FOTO: André Sanano/FPF

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 conquistou este sábado pela sexta vez o título europeu, ao derrotar na final a Espanha no desempate por grandes penalidades (5-4), depois de 1-1 no tempo regulamentar.

O conjunto luso adiantou-se no marcador aos 27 minutos, através de Diogo Dalot, mas os espanhóis responderam de imediato e igualaram volvidos cinco minutos, por Diaz.

No desempate por penáltis, Jedson Fernandes anotou a quinta grande penalidade para Portugal, que junta este título aos conquistados em 1989, 1995, 1996, 2000 e 2003, enquanto Morlanes falhou para os espanhóis.

Primeiro-ministro saúda seleção
O primeiro-ministro, António Costa, enviou uma mensagem de parabéns aos jovens jogadores da seleção portuguesa de futebol de sub-17 pela conquista do Campeonato da Europa.

"É com grande alegria e entusiasmo que felicito os jovens atletas, equipa técnica e Federação Portuguesa de Futebol pela conquista do Campeonato da Europeu de Futebol sub 17. Confiança, trabalho, ambição e empenho são e foram a chave para o sucesso. Muitos parabéns", refere o primeiro-ministro na sua mensagem, à qual a Lusa teve acesso.

Também o presidente da Assembleia da República felicitou a seleção portuguesa de futebol de sub-17 pela forma "brilhante" como se sagrou campeã da Europa e considerou que este triunfo representa um "estímulo" para a seleção nacional principal.

"Quero, em meu nome e em nome da Assembleia da República, felicitar o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o treinador Hélio Sousa e, por seu intermédio, todos os jovens da seleção nacional sub-17, que acaba de se sagrar, de forma brilhante e absolutamente inequívoca, campeã da Europa", refere Ferro Rodrigues na mensagem que enviou à Lusa.

Na mesma nota, o presidente da Assembleia da República salienta ainda que esta vitória "vale por si".

"Mas estou certo que não deixará de ser mais um estímulo para a nossa seleção principal, que no próximo mês começa a disputar o europeu", acrescenta Ferro Rodrigues.

Campeã Europa de Sub-17 desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)