Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

PR homenageia "desporto rei"

Cavaco Silva condecorou presidente FPF e seleção de futebol de praia.
15 de Dezembro de 2015 às 14:40
Cavaco Silva (C), Fernando Gomes (dir),  e os atletas, técnicos e dirigentes da Seleção Nacional de Futebol de Praia
Cavaco Silva (C), Fernando Gomes (dir), e os atletas, técnicos e dirigentes da Seleção Nacional de Futebol de Praia FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

O Presidente República homenageou esta terça-feira o "desporto rei", condecorando o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a seleção nacional de futebol de praia, sublinhando o orgulho nos atletas, técnicos e dirigentes que conquistaram a "admiração do mundo".

Considerando que este é "um momento histórico e único, do futebol português", Cavaco Silva notou que "nas novas gerações se vislumbra uma ambição de fazer ainda mais, dando novos motivos de orgulhos aos portugueses".

O Presidente da República referiu-se ainda ao trabalho que Fernando Gomes tem desenvolvido à frente da FPF, lembrando que foi eleito com a maior votação de sempre para o comité executivo da UEFA e tem contribuído decisivamente para a realização de grande eventos do futebol em Portugal.

Além disso, continuou, tem feito a aposta certa na valorização da seleção de jovens do futebol, vai levar a bom porto a construção da cidade do futebol, aproximou a seleção nacional das comunidades portugueses e deixou "o palco mediático aos atletas e aos treinadores e concentrou todo o seu trabalho na realização de objetivos desportivo que engrandecem o nosso país".

Falando em nome de todos os condecorados, Fernando Gomes lembrou que "nunca ninguém vence sem humildade, sem esforço e sem partilha" e que "a humildade foi o maior sublinhado destes atletas".

Na cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, Fernando Gomes foi distinguido como Grande-Oficial do Infante D. Henrique, enquanto os jogadores da seleção de futebol de praia foram condecorados como oficiais da mesma ordem. O treinador nacional, Luís Bilro, o selecionador nacional, Mário Narciso, o chefe de delegação, Pedro Dias, e o treinador nacional, Tiago Reis, foram distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito.  

Presidente República presidente da Federação Portuguesa de Futebol Cavaco Silva futebol desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)