page view

Reformulação do estádio do Benfica e da zona envolvente vai custar 220 milhões de euros

O objetivo é que esteja tudo pronto em 2029.

23 de julho de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Pavilhão multiusos, teatro, hotel, residências e praça com DJ: veja como poderá ser o novo Estádio da Luz

Medialivre

Rui Costa apresentou ontem o Benfica District, que revoluciona o estádio e a zona envolvente. E, ao contrário do esboço inicialmente facultado à comunicação social, que mantinha a lotação em 70 mil pessoas (número que vai ser atingido em 2027), “o clube encontra-se já a trabalhar numa solução, no âmbito deste projeto, com o objetivo de aumentar a capacidade do estádio para 80 mil pessoas”, anunciou o presidente encarnado.

Na apresentação, o vice-presidente do Conselho de Administração da SAD revelou que o projeto custa 220 milhões de euros. O investimento será suportado por financiamento (a pagar entre 10 a 15 anos) junto de instituições internacionais. A receita prevista do novo espaço é de 37 milhões de euros anuais que, após descontados custos de 13 milhões de euros, vai libertar 24 milhões de euros para a SAD. Valores calculados com base na realidade de Lisboa à data de hoje e ainda sem ter em conta o aumento da lotação.

Nos próximos meses será feita uma consulta aos sócios - até porque há eleições a 25 de outubro -, após a qual terá que acelerar o licenciamento. Isto apesar de o Benfica já estar a trabalhar com a Câmara de Lisboa e outras entidades públicas. Como o CM já tinha adiantado, o plano é que as obras estejam prontas em 2029. A tempo de receber o Europeu feminino (FPF vai candidatar-se) mas sobretudo o Mundial de seleções masculino em 2030.

Além das obras no estádio, que terá uma nova fachada com LED, será construída uma arena com capacidade média para 10 mil pessoas, dois pavilhões cobertos e outras instalações comerciais, hoteleiras e residenciais). "É um projeto à Benfica, sem qualquer impacto na nossa capacidade de investir na dimensão desportiva", garantiu Rui Costa.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

"Isto não é um projeto apenas do Benfica, é também de Lisboa. Esta experiência não é para melhorar dias de jogo, mas sim a cidade e a natureza. Vai ficar absolutamente extraordinária"

Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto

"A remodelação deste estádio é uma aposta de futuro, que reforça a posição de Portugal. Consolida também a sua capacidade de receber as mais prestigiadas competições internacionais, onde se incluem as finais da Liga dos Campeões masculina e feminina. O país precisa de projetos ambiciosos que contribuam para a valorização do desporto"

Gianni Infantino, presidente da FIFA

"Dar os parabéns a todos vocês pela visão, pela coragem, por tudo isto que sempre esteve no ADN do vosso clube. Grande estádio, grande clube, grande visão. Este projeto fará os adeptos, todos os que amam o futebol e o vosso clube, sentirem ainda mais paixão e emoção"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8