Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Rui Vitória nunca venceu o FC Porto

Desde que se iniciou como técnico principal, o treinador cruzou-se com os 'azuis e brancos' em 16 ocasiões.
30 de Março de 2017 às 09:01
Rui Vitória, treinador do Benfica
Rui Vitória nunca venceu o FC Porto
Rui Vitória, treinador do Benfica
Rui Vitória nunca venceu o FC Porto
Rui Vitória, treinador do Benfica
Rui Vitória nunca venceu o FC Porto
O treinador Rui Vitória prepara-se para defrontar o FC Porto pela 17.ª vez na carreira, não tendo somado qualquer triunfo diante dos portistas, em vésperas do clássico da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Desde que iniciou a carreira de técnico principal, em 2002, ao serviço do Vilafranquense, Rui Vitória cruzou-se com os 'azuis e brancos' em 16 ocasiões, sendo que não conseguiu melhor do que cinco empates.

De resto, o FC Porto é a única equipa do primeiro escalão à qual Vitória, de 46 anos, nunca ganhou enquanto treinador nas competições nacionais de futebol.

O Estrela da Amadora foi a outra formação que o técnico nunca venceu, embora no caso dos amadorenses o registo se resuma a um só jogo, quando orientava o Fátima, da II Liga, e perdeu com o então clube primodivisionário (4-2), numa eliminatória da Taça de Portugal 2007/08.

Enquanto visitado, Rui Vitória defrontou os portistas por sete vezes, somando três igualdades e quatro desaires, o último dos quais na época passada, a primeira ao comando do Benfica.

A 12 de fevereiro de 2016, os 'encarnados' dividiam a liderança do campeonato com o Sporting, mas deixaram escapar os 'leões' - ainda que momentaneamente - à 22.ª ronda, ao perderem por 2-1 no clássico, disputado na Luz, depois de permitirem que Herrera e Aboubakar anulassem o tento inaugural de Mitroglou.

Por outro lado, a primeira receção de Rui Vitória ao FC Porto aconteceu em 2007, no decorrer da primeira edição da Taça da Liga, tendo o técnico conduzido o Fátima, então na II Liga, a um surpreendente triunfo (4-2) no desempate por grandes penalidades, após um empate a zero.

Já no que diz respeito às visitas ao reduto 'azul e branco', o registo do atual técnico benfiquista é mais modesto, já que, em oito jogos, empatou dois e perdeu seis.

A última igualdade alcançada na casa dos 'dragões' ocorreu já esta época, no encontro da primeira volta (1-1), quando o central Lisandro López impediu, em tempo de compensação, que os portistas capitalizassem o golo de Diogo Jota, anotado nos instantes iniciais da etapa complementar.

O 17.º confronto deste historial está marcado para sábado, a partir 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, quando o líder Benfica e FC Porto, que estão separados por um ponto, disputarem o primeiro lugar da I Liga portuguesa, no clássico da 27.ª jornada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)