Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Seleção regressa à Madeira após 16 anos de ausência

Ronaldo regressa à ilha onde nasceu para defrontar a Suécia.
Lusa 26 de Março de 2017 às 14:01
Cristiano Ronaldo
portugal, jogo, seleção
Cristiano Ronaldo
portugal, jogo, seleção
Cristiano Ronaldo
portugal, jogo, seleção
A seleção portuguesa de futebol joga na terça-feira apenas pela quarta vez na ilha da Madeira, num particular com a Suécia, naquele que será o primeiro jogo da formação das 'quinas' no Funchal em quase duas décadas.

Desde 28 de fevereiro de 2001 - quando bateu por 3-0 Andorra na qualificação para o Mundial2002 - que Portugal não atua na Madeira, num encontro em que Luís Figo bisou e o açoriano Pauleta marcou outro dos golos da equipa lusa, na altura treinada por António Oliveira.

Passados mais de 16 anos, Portugal vai voltar a pisar a relva do agora Estádio do Marítimo, recinto antes conhecido como Estádio dos Barreiros e que mudou de nome após ter sofrido obras de modernização. Passou a ter capacidade para 10.600 espetadores.

A seleção nacional defronta a Suécia num jogo que vai ficar marcado por ser o primeiro de Cristiano Ronaldo, o capitão de equipa e recordista de internacionalizações (137) e golos (70), na Madeira, onde nasceu. 

Curioso é que, durante a sua carreira profissional, o avançado atuou apenas duas vezes na Madeira, ambas em 2003, ao serviço do Sporting, quando tinha apenas 18 anos.

A 19 de abril, frente ao Marítimo (3-0), Ronaldo entrou em campo aos 75 minutos, rendendo na altura João Vieira Pinto, atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e um mês depois foi titular perante o Nacional (1-1), com Ricardo Quaresma a marcar o golo dos 'leões' nesse jogo. 

O jogo com a Suécia traz a memória aquela que terá sido a melhor exibição de sempre de Ronaldo pela Seleção. Há três anos, CR7 marcou um fabuloso 'hat-trick' no jogo disputado em Estocolmo, que ditou a vitória por 3-2 que abriu a Portugal as portas do Mundial do Brasil.

Voltando à Madeira, a primeira vez que Portugal atuou no Funchal foi em março de 1977, num 'amigável' com a Suíça que venceu por 1-0, com um golo de João Alves.

Passados 10 anos, em março de 1987, a seleção nacional regressou à Madeira, mas desta vez num encontro que não deixou grande saudade, no apuramento falhado para o Euro1988.

Portugal esteve perto de sofrer a primeira derrota da sua história frente a Malta, mas acabou por empatar a dois golos, graças a um 'bis' de Jorge Plácido.

O Portugal-Suécia está agendado para as 19h45 de terça-feira.
Madeira Suécia Funchal jogo portugal-suécia cristiano ronaldo particular futebol
Ver comentários