Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Silas sobre Bruno Fernandes: “Aqui há apenas um jogador intocável”

Treinador do Sporting elogia capitão e pretende aumentar a competitividade interna do plantel leonino.
Pedro Prata e Mário Figueiredo 8 de Dezembro de 2019 às 01:30
Silas é o treinador do Sporting
Silas, treinador do Sporting
Silas
Silas é o treinador do Sporting
Silas, treinador do Sporting
Silas
Silas é o treinador do Sporting
Silas, treinador do Sporting
Silas
"Temos de aumentar a competitividade interna. Todos têm de ter a perceção de que aqui há apenas um jogador intocável, que é fora de série", disse este sábado Silas, falando de Bruno Fernandes, mas sem nomear diretamente o capitão. "Quanto aos outros, estão todos a um nível bom", explicou o técnico do Sporting na antevisão à receção deste domingo (17h30) ao Moreirense, para a Liga.

O técnico leonino aproveitou para elogiar a atitude de Bruno Fernandes, que tem estado bastante interventivo dentro de campo, dando indicações aos colegas de equipa. "Queria mais jogadores participativos. Quando jogava estava sempre a participar. O futebol é isto, não é não poder comunicar com os colegas. Precisamos de mais gente como o Bruno", vincou.

Na falta de "competitividade interna" e de "mais jogadores como Bruno Fernandes" no plantel, Silas lamentou as escolhas que o clube fez no passado: "Há um ou outro que gostava que participasse, mas que não podem porque não estão inscritos. São jogadores com qualidade que vamos querer lançar o mais cedo possível".

Para colmatar algumas lacunas no plantel, o treinador já pensa no regresso de alguns emprestados, ainda que de forma cautelosa. "Talvez um ou outro [emprestado], mas ainda não tenho a certeza. Tenho vagas ideias daquilo que conheço. Mas não é neles que estou a pensar. Penso nos que nos podem ajudar", rematou.

Por agora, o foco está no jogo com o Moreirense e em não cometer os "erros" do passado: "Não podemos cometer erros como cometemos com o Gil Vicente, quando perdemos, ou com o Tondela, que são erros que mandam tudo por água abaixo. Vamos jogar para marcar golos, mas temos de ser melhores atrás. Quando começar o jogo temos de fazer pela vida".

Leão contido no mercado
O Sporting vai adotar uma postura contida no mercado de janeiro, limitando-se a colmatar uma eventual venda de jogadores do atual plantel, apurou o Correio da Manhã.

A situação financeira crítica e os 16 pontos de distância para a liderança do campeonato (os leões têm menos um jogo) obrigam a uma gestão mais rigorosa. Segundo uma fonte dos leões, primeiro terão de ser vendidos jogadores e esse encaixe financeiro será depois investido em outros futebolistas.

Neste momento, sabe o CM, não há intransferíveis. Bruno Fernandes continua preso pelos 70 milhões de euros exigidos por Frederico Varandas, mas a sua venda em janeiro permitiria uma incursão mais forte no mercado.

Acuña é outro dos atletas com pretendentes, mas pode sair por uma verba a rondar os 20 milhões. Certo é que, nesta fase, nem o argentino De La Vega, nem o holandês Cyriel Dessers interessam.

"Acuña percebe que se prejudica"
"Não tenho de perdoar o Acuña. O que ele tem de fazer para o bem dele, do clube e da seleção é gerir a emoção. Há coisas que nem é preciso falar: o Acuña tem 29 anos e percebe que se prejudica a ele, a nós e à Seleção, porque é também um jogador importante para a Seleção", afirmou Silas. Após ter sido expulso na reta final da vitória do Sporting sobre o Gil Vicente (2-0) para a Taça da Liga, o extremo argentino foi punido com um jogo de suspensão e falha o jogo de domingo com o Moreirense.

"Temos de ser corajosos"
"Temos de ser concentrados, rigorosos e corajosos. Se colocarmos em campo o que trabalhámos, temos todas as probabilidades de trazer pontos", afirmou Vítor Campelos, treinador do Moreirense.

PORMENORES
Moreirense não vence fora
O Moreirense ainda não venceu na condição de visitante neste campeonato. Em seis jogos soma três empates e três derrotas. No entanto, a equipa de Moreira de Cónegos não perde na Liga há cinco jogos.

Sporting invicto em casa
O Moreirense nunca venceu no Estádio José Alvalade. Em 10 encontros empatou duas vezes e perdeu em oito ocasiões. No último jogo, o Sporting venceu em casa frente à equipa de Vítor Campelos por 2-1, em jogo referente ao campeonato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)