Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Tondela e Marítimo punidos com multas de 408 e 510 euros

Clubes participaram num jogo durante a pré-época não autorizado pela FPF.
18 de Novembro de 2016 às 17:41
Jogadores disputam a posse de bola no encontro em causa
Jogadores disputam a posse de bola no encontro em causa FOTO: Nuno André Ferreira
O Conselho de Disciplina (CD) da FPF puniu esta sexta-feira o Tondela e o Marítimo com multas de 408 e 510 euros, respetivamente, por terem participado num jogo durante a pré-época não autorizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

As duas equipas disputaram uma partida a 26 de julho último, no Luso, no âmbito da preparação da época vigente, sem que tivesse sido solicitada à FPF a respetiva autorização, o que constituiu uma violação do artigo 93º, número 1 do Regulamento Disciplinar da Federação.

A 12 de agosto a secção não profissional do CD da FPF instaurou um processo disciplinar contra o Tondela e o Marítimo na sequência dos indícios de prática de ilícito decorrentes da análise do relatório do jogo feito pela equipa de arbitragem.

Os dois clubes assumiram não terem solicitado a devida autorização, mas alegam motivos distintos para não o terem feito, com o Marítimo a justificar-se com o facto de se tratar de um mero treino, enquanto o Tondela diz ter questionado a Câmara Municipal da Mealhada acerca da autorização federativa e que a autarquia lhe garantiu que a mesma tinha sido pedida.

De acordo com os dois clubes, tratava-se de um mero treino de conjunto à porta fechada, sem público, e sem a participação de árbitros, mas a Câmara Municipal da Mealhada, ao ter conhecimento da marcação do jogo-treino considerou tratar-se de um evento de interesse concelhio e decidiu convidar uma equipa de arbitragem.
Conselho de Disciplina CD Federação Portuguesa de Futebol FPF Tondela Marítimo desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)