Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Treinador do Sporting de Braga quer juntar eficácia à "inspiração" europeia

Ricardo Sá Pinto pretende subir na classificação.
Lusa 14 de Dezembro de 2019 às 15:01
Ricardo Sá Pinto, treinador de futebol
Treinador português Ricardo Sá Pinto
Ricardo Sá Pinto
Ricardo Sá Pinto, treinador de futebol
Treinador português Ricardo Sá Pinto
Ricardo Sá Pinto
Ricardo Sá Pinto, treinador de futebol
Treinador português Ricardo Sá Pinto
Ricardo Sá Pinto
O treinador do Sporting de Braga, Ricardo Sá Pinto, quer transferir para a I Liga de futebol a "inspiração" da Liga Europa, mas com mais eficácia de forma a subir na classificação.

A equipa minhota vem de uma vitória, fora, na quinta-feira, diante do Slovan Bratislava (4-2), que carimbou o primeiro lugar do grupo K da Liga Europa, mas para o campeonato registou uma derrota na última jornada (1-0), no reduto do Desportivo das Aves, último classificado da I Liga.

"Temos de continuar com a inspiração que temos tido, a criação de oportunidades tem estado sempre presente e agora temos de ser eficazes contra estes adversários. Não podemos estar desequilibrados, temos que estar concentrados desde o início, porque um golo pode criar alguma intranquilidade e ansiedade, como no último jogo", disse na antevisão da receção ao Paços de Ferreira, domingo, na 14.ª jornada do campeonato.

Sá Pinto advertiu que, "mesmo que isso aconteça, a equipa tem que ser madura, tranquila e confiante porque todas as equipas podem sofrer golos, mas não é motivo para criar nervosismo".

Ricardo Sá Pinto considerou o Paços de Ferreira, que vem de duas derrotas e é penúltimo classificado, "uma boa equipa, que tem bons jogadores".

"Mesmo nas derrotas, vi uma equipa que gosta de jogar futebol, tem uma ideia de jogo positiva, individualidades interessantes, é organizada defensivamente, cria duas linhas fortes, só com um avançado na frente, e não nos vai deixar jogar o jogo que queremos nos últimos 30 metros", anteviu.

O treinador disse esperar que o relvado, que foi mudado nos últimos dias, "possa estar em condições" e pediu o apoio dos adeptos para o último jogo do ano em casa para a liga.

Tiago Sá foi titular na Eslováquia pela primeira vez esta temporada e Sá Pinto diz ter "não três guarda-redes diferentes, mas três titulares, cada um deles pode jogar a qualquer altura, têm que estar preparados para isso".

O jovem Trincão, campeão europeu sub-19 em 2018 por Portugal, foi figura de destaque em Bratislava, com um golo e uma assistência, e Sá Pinto considera que se está "perante um grande talento".

"Mas não é só ele, o Xadas e o Galeno também são, por exemplo, o Ricardo [Horta] tem feito um percurso notável, o Wilson [Eduardo] o melhor início de sempre, mesmo com algumas mazelas. Não me é possível dar oportunidades como gostaria, mas vai chegar o tempo do Xadas de poder ajudar a equipa, tem tido um comportamento exemplar nos treinos e numa época ninguém consegue ser sempre regular", disse.

O treinador defendeu ainda que devia haver "mais regularidade na calendarização" do campeonato: "devia haver maior equilíbrio na distribuição das jornadas pelos meses".

Sporting de Braga, oitavo classificado, com 18 pontos, e Paços de Ferreira, 17.º e penúltimo, com oito, defrontam-se a partir das 20h00 de domingo, no Estádio Municipal de Braga.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)