Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

'Trio' discute última vaga europeia

Jornada de consagração do Benfica.
21 de Maio de 2015 às 09:11
Jornada servirá para consagrar no Estádio da Luz os bicampeões
Jornada servirá para consagrar no Estádio da Luz os bicampeões FOTO: Hugo Correia/Reuters

O Benfica defronta no sábado o Marítimo na despedida da I Liga de futebol, que servirá para consagrar no Estádio da Luz (18h00) os bicampeões, numa última jornada que interessa ainda a Paços de Ferreira, Belenenses e Nacional.


Com quase tudo decidido, nomeadamente o título de Benfica e a despromoção de Gil Vicente (17.º) e Penafiel (18.º), a última jornada tem as atenções viradas para o sexto lugar, numa corrida de três à última vaga para a Liga Europa.


A condição de finalistas da Taça de Portugal de Sporting e Sporting de Braga abriu um lugar 'extra' para a segunda prova da UEFA, permitindo que a Liga portuguesa dê o lugar ao sexto classificado, a sair de um 'trio'.


Paços de Ferreira, na sexta posição, com 47 pontos, é a equipa mais bem colocada para o conseguir: os pacenses recebem em casa o também candidato Nacional (44 pontos) e apenas dependem de si próprios para fecharem o campeonato com o apuramento europeu.


A equipa de Paulo Fonseca até poderá empatar, na medida em que esse cenário a deixaria com 48 pontos e vantagem no confronto direto com o Belenenses, caso os 'azuis' vençam no sábado na visita ao Gil Vicente.


Guimarães em vantagem
O Belenenses (7.º, com 45 pontos) garante o lugar europeu em caso de triunfo e se o Nacional ganhar na deslocação a Paços de Ferreira, enquanto os madeirenses precisam de vencer e esperar que a equipa de Restelo não o faça.


A última jornada define um lugar europeu, mas tem ainda o interesse de concluir a discussão pelo quarto lugar.


O Sporting de Braga (4.º, 55) tem mais três pontos do que o rival Vitória de Guimarães (5.º, 52), mas os vimaranenses podem alcançá-los: se os bracarenses perderem em casa com o Vitória de Setúbal e o Vitória vencer a Académica em Coimbra.


No confronto direto, o Vitória de Guimarães leva vantagem, já que venceu em casa por 1-0 e empatou em Braga 0-0.

Benfica I Liga luta europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)