page view

Troféu da Taça da Liga vale zero para Keizer

Técnico sem direito a qualquer bónus se derrotar o FC Porto na final deste sábado.

26 de janeiro de 2019 às 10:21

Marcel Keizer não terá direito a qualquer prémio caso consiga este sábado conquistar a Taça da Liga frente ao FC Porto, apurou o Correio da Manhã. O técnico do Sporting pode conseguir o primeiro título desde que chegou a Alvalade.

No contrato assinado há menos de três meses não está previsto qualquer bónus monetário pela eventual vitória nesta prova. Na época passada, Jorge Jesus recebeu 250 mil euros depois da final ganha ao V. Setúbal no desempate por penáltis.

Se os leões tentam defender o troféu ganho em 2017/18, o FC Porto procura este sábado, no Estádio Municipal de Braga, a primeira Taça da Liga da história. Será, em caso de vitória, mais um registo histórico para Sérgio Conceição. O treinador dos dragões conquistou, em agosto, a Supertaça, já depois de ter quebrado um jejum de quatro épocas sem títulos do FC Porto, ao sagrar-se campeão nacional.

O encontro desta noite acontece a meio de uma série particularmente intensa de jogos para ambas as equipas, pelo que os treinadores podem optar por deixar no banco jogadores que, apesar de aptos, não estão ainda a 100% fisicamente.

Do lado do Sporting, Mathieu não deve alinhar de início. A gestão física do defesa-central francês, de 35 anos, está a ser gerida com muito cuidado pela equipa técnica leonina.

André Pinto é, desta forma, candidato ao onze. Quanto ao FC Porto, só perto da hora do jogo é que Sérgio Conceição decide se utiliza Danilo Pereira. O médio português, de 27 anos, treinou esta sexta-feira com o restante plantel portista, ainda que com algumas limitações. Para o encontro decisivo desta noite, em Braga, são esperados perto de 30 mil espectadores nas bancadas.

"Passou-se o limite do que é o respeito"

"O futebol português não está contaminado só por estas meias-finais. Basta ligar a televisão. Cada vez mais, isto está a ficar insuportável, está a passar-se o limite do que é o respeito pelas pessoas." A afirmação é de Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, durante a antevisão da final deste sábado da Taça da Liga, em Braga.

Em causa estão as arbitragens polémicas nos jogos das ‘meias’ entre dragões e Benfica (3-1) e Sporting e Sp. Braga (1-1, 4-3 nos penáltis).

Para já, a consequência visível é o afastamento de Fábio Veríssimo, o vídeo-árbitro do encontro entre azuis-e-brancos e águias. "Já fomos beneficiados e prejudicados e tem de haver uma proteção mais forte aos árbitros. Tem de haver alguém que assuma as nomeações, embora se seja morto por ter cão e por não ter... Vamos ter sempre polémica", salientou o treinador portista, de 44 anos.

"As duas meias-finais tiveram qualidade e só se falou do vocabulário, em insultos, e isso não é bom para ninguém", argumentou ainda Sérgio Conceição.

O FC Porto espera dificuldades mas o objetivo é vencer o Sporting, este sábado, às 19h45, no Estádio Municipal de Braga. "Por ser uma final, mesmo não se jogando bem, o importante é ganhar. Para dançarmos bem, temos de ter um par que corresponda, não podemos ser uns pés de chumbo", ironizou Sérgio Conceição, que falou ainda dos jogadores lesionados: "Danilo pode jogar. O Maxi e o Otávio estão aptos, mas acho que ainda é curto para o que eu quero."

Rodolfo substitui técnico de luto

Keizer regressou a Portugal ao final da tarde, jantou com a equipa e senta-se este sábado no banco do Estádio Municipal de Braga. Esta sexta-feira, o adjunto do holandês desvalorizou as polémicas com a arbitragem e elogiou o conjunto treinado por Sérgio Conceição. "É uma equipa poderosa fisicamente, com avançados rápidos e fortes.

A defesa também é forte fisicamente, muito forte nos duelos um contra um e no jogo aéreo. Tem médios com qualidade técnica, como o Óliver, agora com funções mais defensivas, mas que as faz perfeitamente, e o Herrera", vincou Rodolfo Correia, rebatendo a afirmação do treinador portista de que, no ultimo clássico em Alvalade (0-0, Liga), só o FC Porto quis ganhar a partida.

Quanto ao plantel, Mathieu está em dúvida. "Está a fazer gestão de esforço, tal como outros jogadores. Será reavaliado mas só sábado [hoje] será tomada uma decisão", explicou. "A recuperação é uma questão fundamental para nós. Não é a primeira vez em que nos deparamos com apenas dois dias de descanso entre jogos. A questão da calendarização pode ser revista pela Liga", atirou.

Sporting empresta Mané ao Union Berlim

André Pereira espreita onze

André Pereira poderá voltar a ser titular no ataque do FC Porto, se Danilo não for lançado de início. As regras da Taça da Liga ditam que as equipas devem entrar em campo com dois jogadores formados em Portugal (Pepe é o outro). Hernâni também pode ser opção.

Dost volta ao ataque

Bas Dost deverá regressar ao onze titular do Sporting. O avançado holandês foi poupado no jogo com o Sp. Braga, relativo à meia-final da Taça da Liga, e começou o encontro no banco de suplentes. Só entrou aos 69 minutos para substituir Luiz Phellype.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8