Final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha pode ser decisiva para a atribuição do troféu ao melhor jogador do ano.
1 / 2
A corrida à Bola de Ouro está ao rubro e há um nome português entre os principais candidatos. Vitinha teve temporada soberba no PSG e os números (sete golos e seis assistências em 59 jogos) não fazem jus ao papel e, sobretudo, à qualidade do futebol evidencianda ao longo da época pelos parisienses. A concorrer contra o português, há ainda mais dois nomes de peso. Desde logo, o colega de equipa e internacional francês, Ousmane Dembélé, com 35 golos e 14 assistências esta época, e Lamine Yamal, que, no auge dos seus 17 anos de idade, teve uma temporada assombrosa no Barcelona e também na seleção espanhola, onde soma 21 golos e 22 assistências. Números de grande relevo para alguém que ainda nem sequer atingiu a maioridade.
No que diz respeito aos troféus, Vitinha e Dembélé levam vantagem sobre Yamal, uma vez que acrescentaram a Liga dos Campeões ao triplete doméstico. No entanto, o prodígio espanhol pode equilibrar a balança com a Liga das Nações. A Espanha já eliminou a França (de Dembélé) nas meias-finais e vai agora encontrar Portugal (de Vitinha) no jogo decisivo, marcado para este domingo (20h00). O resultado pode ser também ele determinante para desempatar a conquista do prémio de melhor jogador do mundo.
Liga dos Campeões dá vantagem a Vitinha e Dembélé sobre o espanhol
Em Portugal, não faltam 'patrocínios' à candidatura de Vitinha ao troféu. Roberto Martínez e Rúben Dias já fizeram questão de evidenciar que o médio de 23 anos merece conquistar a Bola de Ouro. Também o espanhol Luis Enrique, treinador de Vitinha no PSG, afirmou recentemente que tem “o melhor médio do mundo”.
De evidenciar que, no ano de 2024, também foi o médio que mais se destacou na temporada a arrecadar o troféu. Rodri foi o jogador mais votado e superou Vinícius Júnior na corrida à Bola de Ouro, numa cerimónia envolta em polémica e que contou com o boicote do Real Madrid devido ao resultado.
Histórico negativo é desafio extra
Portugal e Espanha vão defrontar-se pela 41.ª vez e a equipa das quinas só tem seis triunfos. ‘Nuestros hermanos’ venceram 17 vezes, tendo-se registado igual número de empates. Portugal está sem vencer o país vizinho há quase 15 anos. A última vitória (um 4-0 num jogo particular) remonta a novembro de 2010. Desde aí registaram-se cinco empates e a Espanha venceu o último encontro: 1-0 na fase de grupos da Liga das Nações 2022/2023.
PORMENORES
Gonçalo Ramos ausente
Gonçalo Ramos foi a única baixa no treino de Portugal desta sexta-feira, em Munique. O avançado, dispensado para assistir ao nascimento do filho, tem regresso agendado para a manhã deste sábado.
Faz sucesso à porta fechada
O treino de Portugal, no centro de estágios do Bayern, foi à porta fechada. Mas, mesmo assim, foi audível o apoio a Cristiano Ronaldo, com o conhecido grito de festejos do capitão, com sotaque alemão à mistura: “Siiiuuuu.”
Cauteloso com qualidade do rival
“Sabemos os jogadores que [Portugal] tem, de grande qualidade. Conheço muito bem o Vitinha, o João Neves e o Gonçalo [Ramos]. A verdade é que são jogadores incríveis, que este ano fizeram uma temporada ‘gigante’. Sabemos que será muito difícil”, disse o espanhol Fabián Ruiz, colega de equipa do trio português no PSG.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.