Cinco vezes campeão nacional de parapente: Eduardo Lagoa morre em treino para o Mundial

Eduardo Lagoa perdeu a vida em queda de mais de 50 metros quando fazia treino de rotina.

23 de agosto de 2025 às 01:30
Eduardo Lagoa, cinco vezes campeão nacional de parapente Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Foi campeão nacional de parapente cinco vezes, bateu o recorde português ao voar mais de 300 quilómetros e estava em Chambley, França, para representar Portugal no Campeonato Mundial de Paramotor. Mas um acidente ainda sem explicação, esta sexta-feira de manhã, tirou a vida a Eduardo Lagoa, de 57 anos.

O português, natural de Santo Tirso, mas há anos a residir no Montijo, estava a fazer um treino de rotina quando perdeu o controlo da asa e caiu desamparado de uma altura superior a 50 metros. As equipas de socorro ainda foram acionadas, mas Eduardo não resistiu aos ferimentos e o óbito foi declarado.

Pub

No local do acidente foi montado um perímetro de segurança e o caso está agora a ser investigado pelas autoridades policiais. Para o presidente do clube ULM Sports & Loisirs de Chambley, Georges Humeau, que organiza a prova, “não havia nenhuma preocupação particular com as condições meteorológicas” e a “hipótese de um erro de pilotagem é improvável”. “São pilotos de nível mundial.” O responsável descarta também qualquer falha no equipamento, garantindo que o mesmo foi verificado antes da descolagem.

No entanto, Georges Humeau avançou uma hipótese: “Talvez se tenha sentido mal no ar.” Recorde-se que foi desta forma - num acidente de parapente a motor em Itália - que em julho morreu Felix Baumgartner, o austríaco que ficou conhecido por ser o primeiro homem a saltar da estratosfera apenas com um paraquedas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar