Dupla luso-francesa lidera primeira sessão na prova de ondas gigantes na Nazaré

Equipa somou 45,45 pontos na primeira ronda.

13 de dezembro de 2025 às 16:26
Ondas gigantes na Nazaré Foto: Paulo Cunha/Lusa
Partilhar

A equipa do português Nicolau von Rupp e do francês Clement Roseyro, campeã em título, lidera o Nazaré Challenge, prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL), após a primeira sessão na Praia do Norte.

A dupla luso-francesa somou 45,45 pontos na primeira ronda, com 'Nic' a contribuir com 23,46 pontos e o gaulês com 21,99 pontos, seguida de muito perto pela equipa dos brasileiros Lucas Chumbo (23,60) - líder individual - e Pedro Scooby (21,80), vencedores em 2024, que têm um total de 45,40.

Pub

Num dos dias com maiores ondas em que já decorreu esta competição, e com largos milhares de fãs a assistirem ao vivo à competição no 'canhão' da Nazaré, a equipa do inglês Andrew Cotton (16,30) e do australiano James Carew (18,74) está a fechar o pódio, com uma pontuação combinada de 35,04.

Na competição feminina, a francesa Justine Dupont, que faz par com o compatriota Éric Rebière e venceu a última edição do evento (em fevereiro), lidera com 19,87, seguida pela brasileira Michelle des Boullions (17,50), acompanhada pelo 'canarinho' Ian Cosenza, e pela inglesa Laura Crane (11,93), que tem como parceiro de equipa o português António Laureano.

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge conta com 18 dos melhores 'big riders' (surfistas de ondas gigantes) do mundo, incluindo surfistas de renome internacional e locais da Nazaré, divididos em nove equipas de dois elementos.

Pub

Cada membro das equipas vai alternar entre surfar as ondas e dirigir o jet ski. As equipas serão divididas em três grupos, sendo que cada grupo participará em duas baterias de 40 minutos.

Em disputa vão estar três prémios: melhor performance masculina, melhor performance feminina e melhor performance por equipas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar