Garrett Mcnamara: "Consegui mostrar que Portugal existe”

Surfista de ondas gigantes diz sentir grande orgulho por partilhar com o Mundo a descoberta da Nazaré

05 de março de 2017 às 12:12
Garrett McNamara, Mundo, Nazaré, Estádio da Luz, Havai, Lobo do Mar, Cristiano Ronaldo, Benfica, Messi, desporto
Partilhar

Correio Sport - Vai lançar um livro. O que podem os leitores esperar?

Garrett McNamara - Uma grande surpresa. Tive uma infância complicada. Muito... diferente. Algo que ninguém imagina. Felizmente, quando me mudei para o Havai, encontrei uma prancha de surf. O surf mudou-me a vida, trouxe-me à Nazaré e tornou os meus sonhos realidade.

Pub

– Porque escolheu Portugal? Um país que os próprios portugueses subestimam um pouco, por vezes...

– Não podes escolher a tua família. Felizmente, Portugal escolheu-me. Dizem que sou o filho adotivo de Portugal e sinto-me abençoado por estar aqui.

– Já se sentiu com medo a fazer surf. E quando?

Pub

– Quando tinha 15 anos, num pôr do sol, aventurei-me numas ondas grandes… Não correu bem. Não queria voltar a surfar uma onda com mais de três metros e estava cheio de medo.

– O que mais o orgulha na sua vida?

– O primeiro dia que fui à Nazaré. Encontrei as maiores ondas e pude partilhar com o Mundo. Soube que podia ajudar no crescimento económico de Portugal através das ondas. Não quis convidar surfistas, quis convidar turistas, porque gastam dinheiro.

Pub

– O que representou para si surfar aquela onda gigante?

– Consegui mostrar ao Mundo que Portugal existia, através da Nazaré. Apanhámos a maior onda do Mundo. Passou na CNN, na BBC e subitamente Portugal estava no centro do Mundo. Colocámos os olhos das pessoas em Portugal e depois mostrámos-lhes como o país é lindo, como as pessoas são fantásticas, como a comida é ótima, como é barato. E é também o país mais seguro no Mundo, enquanto está tudo preocupado com o Trump. O presidente Marcelo acredita que tudo é possível, eu acredito que tudo é possível. Neste momento, tudo é possível em Portugal.

– Considera-se um dos melhores no mundo desportivo?

Pub

– Sou alguém que se gosta de divertir. Felizmente, o oceano é a minha paixão. Representa a minha carreira para que possa surfar. Tenho muita sorte, mas também sinto que a sorte aparece quando a preparação e a oportunidade se juntam.

– Alguma vez pensou em trocar o surf pelo futebol?

– Antes de me mudar para o Havai, estava numa equipa de futebol e adorava futebol. Mas cheguei ao Havai e só havia surf. Não vi futebol durante muitos anos. Recentemente, fui ao Mundial no Brasil e vibrei com Portugal. E vi os jogos ao vivo, estava muito entusiasmado e agora adoro futebol. Só assisto ao futebol nacional, mas tenho a dizer que uma equipa convidou-me a entrar em campo, com as crianças e os órfãos, e essa equipa foi o Benfica.

Pub

– Como foi estar no relvado do Estádio da Luz?

– Convidaram-me para entrar em campo, deram-me uma camisola e apertaram- -me a mão. Foi fantástico. Todas aquelas pessoas... Quer dizer, no oceano sinto- -me confortável, mas ali estava em campo a pensar: ‘Uau, olhem estas pessoas. Isto é incrível.’ Foi o momento em que me voltei a apaixonar por futebol. E depois quando vi Portugal a jogar no Mundial do Brasil, tornei-me num fã.

– Tem um jogador de futebol preferido?

Pub

– Tenho de dizer que é o Cristiano. Veio do nada e fez todo este percurso. Há outros jogadores como o Messi. Mas o Cristiano é da Madeira. Adoro a Madeira, uma parte de Portugal. Tem uma história semelhante à minha e é um bom exemplo de que tudo é possível. Leva sempre Portugal a todo o Mundo consigo. Através da sua imagem. Onde quer que vá, representa Portugal. Temos muitos interesses em comum e por isso para mim é o Cristiano Ronaldo.

– Considera-o um dos melhores de sempre do mundo do futebol?

– É sem dúvida um dos melhores de sempre. Simplesmente porque treina mais do que se possa pensar. Treina imenso. A determinação dele fez com que fosse recompensado com o tempo. As pessoas podem não saber, mas ele dá tudo nos treinos. É o primeiro a chegar e o último a sair.

Pub

– Já esteve com Cristiano Ronaldo?

– Nunca estive com ele pessoalmente, mas estou seguro de que vai acontecer em breve. Talvez o conheça em dia de jogo da seleção nacional ou na Madeira. Quero que aconteça naturalmente, não quero forçar o encontro.

– Acha que é o Cristiano Ronaldo do surf?

Pub

– Nem pensar. Eu sou apenas o ‘Lobo do Mar’, que é o que o meu apelido significa [risos].

Perfil: Garrett Mcnamara é um surfista profissional e tem 49 anos. Nasceu a 10 de agosto de 1967 em Pittsfield, Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Começou a surfar quando tinha 11 anos. Embora fosse um nome conhecido da modalidade, entrou na história ao enfrentar com sucesso uma onda de 24 metros, na praia da Nazaré, em 2011. No ano seguinte, entrou para o livro dos recordes do Guinness, por surfar a maior onda de sempre. Acabou por quebrar o próprio recorde em janeiro de 2013, surfando uma onda de 30 metros, também na Nazaré. Além de ter participado em alguns programas televisivos, foi protagonista em filmes alusivos à sua carreira profissional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar