Gigante russo sagra-se bicampeão da Volta a Portugal em bicicleta

Artem Nych nasceu na Sibéria e fugiu à guerra. Encontrou o sucesso com dois triunfos na Volta a Portugal em bicicleta.

18 de agosto de 2025 às 01:30
Artem Nych Foto: Tiago Petinga/Lusa
Partilhar

O russo Artem Nych (Anicolor-Tien21) tornou-se bicampeão da Volta a Portugal em bicicleta ao terminar no segundo lugar o contrarrelógio em Lisboa referente à última etapa, que foi ganha pelo companheiro de equipa e "grande amigo" Rafael Reis.

O melhor nos 16,7 km do contrarrelógio da capital foi Rafael Reis, já vencedor do prólogo, que deixou Nych a 16 segundos e o norte-americano Tyler Stites (Caja Rural-RGA), terceiro, a 28. 

Pub

Mas a figura foi o gigante russo de 1,95 metros. Natural da Sibéria, fugiu à guerra de mochila às costas. Passou por Bielorrússia, Cazaquistão, Turquia e, finalmente, Santa Maria da Feira, a cidade onde vive. E foi em Portugal que encontrou o sucesso, com dois triunfos consecutivos na Volta a Portugal.

"Estou muito feliz por voltar a ganhar esta prova. Tenho muito orgulho na minha equipa que me ajudou a chegar até aqui", disse o ciclisma russo, que cortou relações com o seu pai, por este ser um apoiante de Vladimir Putin.

Questionado sobre qual foi o triunfo que lhe custou mais, o deste ano ou o de 2024, disparou que nem um, nem outro: "Foi em 2023, quando perdi um lugar do pódio no último dia da prova". 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar