Inês Henriques sagra-se campeã mundial nos 50 km de marcha
Atleta portuguesa conquistou novo recorde nos Mundiais de Atletismo, em Londres.
Inês Henriques conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo em Londres, ao vencer a prova de 50 km de marcha.
A portuguesa, de 37 anos, conquista assim um novo recorde mundial com 4h05m56s. Recorde-se que o último recorde do mundo já era seu, conseguido em 15 de janeiro de 2017 em Porto de Mós.A prova dos 50 km de marcha feminina decorreu em simultâneo com a masculina, uma vez que apenas participaram sete atletas.
té chegar a Londres, Inês Henriques tinha no currículo três participações olímpicas, a última das quais no Rio2016, onde alcançou o 12.º posto nos 20 km marcha. A atleta conta ainda um sétimo posto nos Mundiais de 2007 e um nono nos Europeus de 2010, sempre na distância dos 20 km.
"Isto é o resultado de 25 anos de trabalho"
A medalha de ouro hoje nos Mundiais de atletismo e o recorde mundial nos 50 km marcha são fruto de " de 25 anos de trabalho", disse hoje a portuguesa Inês Henriques.
"Foi fantástico, não consigo descrever em palavras aquilo que estou a sentir. Isto é a recompensa de 25 anos de trabalho, do meu treinador Jorge Miguel e da minha equipa de Rio Maior", afirmou, no final da prova,
Para a atleta, de 37 anos, o feito é "extraordinário", mas alcançado com dificuldade.
"Os últimos quatro quilómetros foram muito duros, mas eu comecei a fazer contas e [pensei]: 'Só tens de acabar tranquila'. Não podia fazer muito mais esforço em termos musculares, foi mesmo gerir até ao fim", revelou.
Primeiro-ministro orgulhoso de conquista
"Ouro e record do mundo nos 50km marcha. Brilhante, Inês Henriques! Mais um motivo de orgulho para Portugal. Muitos Parabéns!", lê-se na mensagem do primeiro-ministro português divulgada na sua conta na rede social Twitter.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt