Samuel Caldeira é o primeiro líder da Volta a Portugal
Português venceu o prólogo de seis quilómetros, que marcou o arranque da competição.
Samuel Caldeira (W52-FC Porto) é o primeiro camisola amarela da 81ª edição da Volta a Portugal, que começou esta quarta-feira em Viseu.
O ciclista português, de 33 anos, completou o prólogo de seis quilómetros (contrarrelógio individual) em 7m28s, o mesmo tempo que o suíço Gian Friesecke (SRA) e o espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
O líder do prólogo dedicou a vitória a Raúl Alarcón, duplo vencedor da Volta que ficou fora da prova por lesão (fratura na clavícula direita), e aos restantes colegas: "Somos uma equipa de 16 atletas, todos têm muito valor. Esta vitória é para quem não está."
Samuel Caldeira admitiu que vestir a camisola amarela é uma "sensação fantástica", mas que não era o objetivo. "Tenho outras prioridades na equipa. Era um sonho que eu não tinha neste dia", explicou. Gustavo Veloso, chamado à última hora para substituir Alarcón, acredita que é possível defender a amarela. "Mantê-la pode ser mais fácil nos dias em que se vai rolar. Mas não nos vai tirar o sono", disse o vencedor das edições de 2014 e 2015.
A primeira etapa, entre Miranda do Corvo e Leiria (174,7 quilómetros), corre-se esta quinta-feira. O pelotão terá de enfrentar quatro prémios de montanha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt