“Sonho está vivo e passa pelas medalhas”: Seleção de andebol defronta hoje os tricampeões mundiais

Irmãos Costa, Francisco e Martim, têm tido papel decisivo no êxito.

31 de janeiro de 2025 às 01:30
Portugal vence Alemanha e está nas meias-finais do Mundial de andebol Foto: DR
Partilhar

 “Estamos a lutar por uma medalha. Temos de ir em busca desse sonho. Se perdermos com a Dinamarca, temos uma oportunidade na mesma de conquistar uma medalha. Temos é que agarrar essa oportunidade”, defendem os irmãos Francisco e Martim Costa, que têm alimentado o sonho de Portugal em ir longe no Mundial de andebol.

Os Heróis do Mar, apelido desta Seleção, terão pela frente uma tarefa titânica nas meias-finais, quando defrontarem o tricampeão mundial, esta sexta-feira, pelas 19h30 (RTP1). “Portugal é bom, mas para vencer a Dinamarca tem de ser ainda melhor”, diz Francisco Costa, o quinto melhor marcador da prova com 44 golos, numa tabela liderada pelo dinamarquês Gidsel (55).

Pub

A ‘sociedade’ Francisco e Martim Costa já gerou 81 golos no Mundial, mas a seleção portuguesa vale pelo seu todo, pelas dinâmicas que possui e pela estrutura defensiva. “A Dinamarca vai exigir muito de nós. Sabemos que é a melhor seleção do Mundo e temos de estar preparados para tudo. Para a transição deles, defesa/ataque, mas nós temos feito bons jogos. Somos bons, mas para vencer este jogo temos de ser ainda melhores”, garante Martim Costa, acrescentando: “Temos de estar perfeitos em todos os aspetos do jogo, mas principalmente no da transição, se queremos discutir o jogo com a Dinamarca.”

O autor do golo decisivo no triunfo sobre a Alemanha (31-30) a três segundos do final, lembra ainda: “Defensiva-mente estivemos incríveis. Impenetráveis. Os guarda-redes ajudaram bastante. Na primeira parte tínhamos nove golos sofridos e quando se defende assim estamos muito perto de ganhar. Se queremos ter hipóteses com a Dinamarca temos de defender tão bem ou melhor”, disse.

PORMENORES

Pub

Portugal

Portugal cumpre a sexta participação em fases finais de Mundiais e tinha como melhor registo o 10.º lugar alcançado em 2021, no Egito. Já está a fazer história, pois ficará entre os quatro primeiros.

Invicta

Pub

A Dinamarca é tricampeã mundial de andebol e não perde há 35 jogos consecutivos em Mundiais. Nesta edição tem arrasado os adversários.

Croácia

O primeiro finalista do Mundial está conhecido. É a Croácia, que esta quinta-feira derrotou a França por 31-28. A final da prova está agendada para o próximo domingo, na Unity Arena, em Oslo, Noruega.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar