Street Dance: Portugueses rumo ao Mundial

Danças urbanas motivam um crescente número de praticantes.

09 de julho de 2022 às 09:38
street dance, kate, danças de rua Foto: Hugo Silva
street dance, kate, danças de rua Foto: Hugo Silva
street dance, kate, danças de rua Foto: Hugo Silva
street dance, kate, danças de rua Foto: Hugo Silva

1/4

Partilhar

Portugal integrou pelo terceiro ano consecutivo o lote de países escolhidos para fazer parte do Red Bull Dance Your Style. Esta competição de danças urbanas (Street Dance) apresenta características inovadoras, oferecendo aos participantes uma liberdade criativa quase ilimitada. Exemplo disso é o facto de não serem impostos estilos de dança. Na pista de dança, o que é importante é estar à altura do ritmo da música e isso pode significar uma incursão pelo hip hop, house, popping ou locking.

A arena da final nacional foi montada num espaço comercial da Amadora e reuniu os 16 finalistas. Ao longo de sucessivas batalhas, a decisão de quem avançava foi entregue precisamente ao público. A final colocou frente a frente os bailarinos Kate e Viegas.A final mundial reúne no dia 10 de dezembro em Joanesburgo, África do Sul, 60 participantes de 30 países.

Pub

A decisão do título não foi pacífica, já que um empate técnico obrigou à realização de uma batalha extra. Aqui as dúvidas dissiparam-se e a taça acabou nas mãos de Kate. Nascida na Ucrânia há 24 anos, mas a viver no Barreiro há 20, Kateryna Byednenko garante que “o objetivo é representar Portugal ao mais alto nível”.

Sílvio Ferreira, que venceu a final nacional de 2021, integra também a equipa portuguesa que irá disputar a final mundial. O bailarino de Barcelos é claro na sua ambição: “Passou um ano e sinto que tenho a preparação certa para sonhar com o título mundial”.

Pub

A final mundial reúne no dia 10 de dezembro em Joanesburgo, África do Sul, 60 participantes de 30 países.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar