Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Benfica e Sporting defendem segundo lugar

Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo.
28 de Maio de 2015 às 08:59
Nelson Évora, ausente em 2014, fará agora a diferença no triplo salto
Nelson Évora, ausente em 2014, fará agora a diferença no triplo salto FOTO: Bruno Pires

O Benfica, na competição masculina da Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo, e Sporting, na feminina, defendem este fim de semana, em Mersin, Turquia, os inéditos segundos lugares conquistados há um ano, em Vila Real de Santo António.


O Benfica tinha, anteriormente, como melhores classificações masculinas, dois quartos lugares, em 1983 e 2013, enquanto que o Sporting, que já atingiu o título masculino em 2000, tinha como melhor, no setor feminino, um terceiro lugar em 2011.


A ausência das equipas russas do Luch de Moscovo, com 13 títulos masculinos e 16 femininos desde 1997, proporcionou, na época passada, uma luta bem mais aberta, que foi resolvida a favor da equipa masculina do Fiamme Gialle (Itália), campeã pelo terceiro ano consecutivo, e da formação feminina do Valencia Terra y Mar (Espanha), que fora, antes, 12 vezes segunda.


Este ano, as equipas russas voltam a estar ausentes e a decisão do título masculino deverá voltar a ser discutido entre as equipas italiana, portuguesa e espanhola (Playas de Castellón), que foram as três primeiras em 2014.


O Benfica apresentar-se-á reforçado com o russo Dmitri Tarabin, que substitui o lesionado Tiago Aperta no dardo. Este, já então em deficientes condições físicas, fora último há um ano. 


Também Nelson Évora, ausente em 2014, fará agora a diferença no triplo (o Benfica foi quinto em 2014), compensando a ausência do lesionado Jorge Paula nos 400 metros barreiras (segundo em 2014) e 4x400 metros.


Embora o título seja difícil, não é impossível de ser alcançado pelo Benfica, que conta com a sua melhor equipa de sempre.

No setor feminino, sem as campeãs da Rússia e Itália, as principais adversárias do Sporting serão as espanholas do Valencia Terra y Mar, as turcas do Fenerbahçe e as checas do USK Praga.


Há um ano, o Sporting foi segundo, mesmo não pontuando nos 100 metros barreiras e nos 4x100 metros (ambos os casos por desclassificação).


Este ano, tem como principal adversidade a ausência de Vera Barbosa, segunda em 2014 nos 400 metros barreiras, e repetir o segundo lugar de há um ano é objetivo da equipa portuguesa.

Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo Benfica Sporting
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)