Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Bruna Lopes já acelera em Espanha

Portuguesa sonha com o MotoGP.
24 de Junho de 2015 às 08:51
Bruna Lopes tem 12 anos e é de Bragança
Bruna Lopes tem 12 anos e é de Bragança FOTO: Manuel Teles/Lusa

Bruna Lopes ainda não tem idade para ter carta de condução mas já é a primeira mulher a vencer corridas de motociclismo de velocidade em Portugal, acelerando agora em Espanha, enquanto sonha com o MotoGP.


Bruna Lopes tem 12 anos, é de Bragança e tanto em Portugal como em Espanha é a única menina a competir, liderando o campeonato nacional de velocidade e ocupando o sétimo lugar na geral daquele que é considerado o mais competitivo, o espanhol.


Tinha acabado de fazer 11 anos quando entrou pela primeira vez em pista, em outubro de 2013, no Estoril. Fez a última prova do Campeonato Nacional de Velocidade e "nem sequer mudanças sabia pôr".


Ficou em último, mas foi o estímulo para em 2014 se sagrar vice-campeã nacional, "a mais nova de sempre e a primeira mulher a ganhar corridas em Portugal", como salientou à Lusa o pai Bruno Lopes.


Em 2015, acelera em Portugal e avançou para o campeonato espanhol, "o mais competitivo com 180 pilotos de todas a categorias e de 17 nacionalidades".


"Está a correr bem"
Aproxima-se "um fim de semana único, com duas corridas", uma sábado e outra domingo, em Alcarràs, na Catalunha, e Bruna não esconde o entusiasmo com um "está a correr bem" e a expetativa de "prova a prova, até outubro, ir sempre melhorando, cada segundo estar mais perto dos da frente".


Bruna corre na categoria de 80 cc e diz que "em Espanha tem uma motivação maior".


Em Portugal "já é basicamente um treino" porque, como diz, não tem com quem "apanhar na roda".


A meta da jovem é sagrar-se campeã nacional e no próximo ano avançar para a categoria de pré-Moto3, em Espanha.

Bruna nasceu entre as motos, negócio de família, e inspirada pelo pai Bruno que competiu em circuitos urbanos regionais.


Teve medo da primeira moto que lhe ofereceram até começar a acelerar por volta dos nove anos.

Bruna Lopes Portugal espanha MotoGP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)