Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Carlos Sá quer repetir 'top-10' na Maratona das Areias

Para o atleta português, de 41 anos, "é muito difícil, para quem passa o ano a correr em montanha e noutros cenários".
3 de Abril de 2015 às 09:11
Carlos Sá
Carlos Sá FOTO: Manuel Araújo

O ultramaratonista português Carlos Sá assumiu a ambição de terminar entre os dez primeiros da Maratona das Areias, a disputar entre domingo e 10 de abril, na sua quinta participação na prova marroquina.

"As expetativas são as de sempre. Quero começar a corrida de seis etapas com alguma cautela e, à medida que vá avançando, tentar entrar no ritmo. A grande dificuldade vai ser a gestão da recuperação, da carga, da fadiga e alimentar, porque temos de levar toda a alimentação para a semana de prova", afirmou o atleta português, de 41 anos.

Em declarações à agência Lusa, Sá, quarto classificado na Maratona das Areias em 2012 e 2014, recordou ter sido o melhor não africano nessas duas edições, admitindo que "é muito difícil, para quem passa o ano a correr em montanha e noutros cenários", estar ao nível de atletas que apenas competem no deserto.

"No ano passado recordo-me que não terminei muito bem fisicamente ao final, mas a experiência que já tenho ajuda-me a conseguir boas classificações e bons resultados. Cada vez é mais complicado, mas estar entre os dez melhores da corrida e entre os três melhores europeus já me deixava muito satisfeito", referiu.

Da lista de inscritos da 30.ª edição da prova marroquina, cujo percurso ronda 250 quilómetros no deserto do Saara, além de Carlos Sá, constam outros seis portugueses, casos de Ana Gonçalves, Carla André, Sut Sam Fong, Joaquim Pereira, José Morgado e António Pereira.

"Todos os anos sou surpreendido pela presença de portugueses. Acabamos por nos identificar pela nacionalidade e nos apoiar, é espetacular. A corrida pode demorar entre quatro a 12 horas, mas temos o resto do tempo para recuperar e partilhar experiências, não só com portugueses, no local fantástico que temos para dormir nestas sete noites", concluiu.

carlos sá ultramaratonista areias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)