page view

Ciclista João Almeida assume estar perto da maior vitória da carreira

Ciclista português lidera Volta ao País Basco com apenas uma etapa para disputar.

11 de abril de 2025 às 18:27

João Almeida prometeu atacar no sábado "se tiver pernas" na Volta ao País Basco, que lidera com apenas uma etapa para disputar, com o ciclista a português a assumir estar perto da vitória mais importante da carreira.

"Hoje, foi uma etapa sempre nervosa, mas correu bem: a equipa controlou e terminei satisfeito", resumiu o camisola amarela, após a quinta tirada.

O luso da UAE Emirates concluiu os 172,3 quilómetros entre Urduña e Guernica no pelotão, a 1.48 do irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost), vencedor em 3:55.57 horas.

"Amanhã [sábado], espero estar melhor. É o último dia e é preciso dar tudo, vamos ver como estão as pernas. É uma etapa 'enganadora', na qual ou tens pernas ou não tens", perspetivou.

O corredor de 26 anos está a 153,4 quilómetros - com início e final em Eibar e sete contagens de montanha no percurso, incluindo três de primeira -- de se tornar, no sábado, o primeiro português a conquistar a Volta ao País Basco em 64 edições.

Com chuva prevista para a sexta e última jornada, Almeida admitiu que esse pode ser um fator decisivo, "sobretudo nas descidas".

"Será um dia mais para atacar do que para defender. Se tiver pernas, atacarei", assegurou o quarto classificado do Tour2024.

O português da UAE Emirates tem atrás de si os alemães Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step) e Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe), respetivamente, segundo e terceiro da geral, a 30 e 38 segundos.

"Se ganhar [a geral], será a vitória mais importante da minha carreira", admitiu esta sexta-feira.

Melhor voltista português da atualidade e um dos melhores de sempre, atrás de Joaquim Agostinho, Almeida, que ganhou a quarta etapa da Itzulia, tem 'apenas' duas gerais entre os 15 triunfos inscritos no seu currículo, nomeadamente a Volta a Polónia, do escalão WorldTour, e a Volta ao Luxemburgo, ambas em 2021.

A Volta ao País Basco, no entanto, integra o lote de sete principais corridas por etapas do WorldTour, para além das grandes Voltas, juntamente com o Paris-Nice, o Tirreno-Adriático, a Volta à Catalunha, a Volta à Romandia, o Critério do Dauphiné e a Volta à Suíça.

Este ano, o terceiro classificado do Giro2023 já foi segundo na geral da Volta ao Algarve, atrás do bicampeão do Tour (2022 e 2023) Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), e na Volta à Comunidade Valenciana.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8