Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

COI quer "tolerância zero" para alegada dopagem na Rússia

Documentário televiso alemão revela dopagem generalizada de atletas russos.
6 de Dezembro de 2014 às 15:21
"Respeitamos o inquérito instaurado pela Federação Internacional de Atletismo", declarou Thomas Bach
'Respeitamos o inquérito instaurado pela Federação Internacional de Atletismo', declarou Thomas Bach FOTO: Eric Gaillard/Reuters

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) assegurou este sábado que, caso as acusações de dopagem generalizada no atletismo russo se confirmem, a entidade reagirá segundo a sua política de 'tolerância zero'.

"Tendo em conta a gravidade das acusações, a responsabilidade do COI é de respeitar o direito de cada pessoa a defender-se. Respeitamos o inquérito instaurado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e não vamos interferir. Se as acusações forem provadas pela comissão de ética da IAAF, o COI reagirá segundo a sua política de tolerância zero", declarou Thomas Bach, no Mónaco.

Depois de, na sexta-feira, a agência russa antidopagem (Rusada) ter aberto um inquérito sobre as acusações de dopagem generalizada por atletas russos, feita por um documentário televiso alemão, a federação russa de atletismo reagiu este sábado, ameaçando processar o canal ARD.


"A federação está a estudar todas as opções inscritas na legislação russa e alemã para defender os nossos direitos, o que inclui ações judiciais relativas às alegações difamatórias feitas contra nós", pode ler-se na nota.

O comunicado, assinado pelo presidente federativo, Valentin Balakhnichev, considera ainda que o documentário é "uma provocação que tem como objetivo sacudir o desporto russo".

O documentário, de título 'Dopagem confidencial: como a Rússia fabrica os seus vencedores', foi difundido a 26 de novembro na cadeia pública alemã ARD. Nele é feito um retrato duro do atletismo russo, suportado por testemunhos, considerando que este está tomado por dopagem e corrupção em massa.

presidente do Comité Olímpico Internacional COI Federação Internacional de Atletismo Rússia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)