Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Devolvido fato usado por Cathy Freeman em Sydney 2000

Ao fim de muitos anos ter estado desaparecido.
23 de Dezembro de 2014 às 11:23
A 'sprinter', consagrada na distância de 400 metros, usava um fato inteiro como o usado pelos mergulhadores
A 'sprinter', consagrada na distância de 400 metros, usava um fato inteiro como o usado pelos mergulhadores FOTO: Patrick Hertzog/AFP

O fato usado pela atleta aborígene Cathy Freeman para acender a tocha olímpica nos Jogos Olímpicos Sydney 2000, pode ter sido encontrada ao fim de muitos anos desaparecida, revelou esta terça-feira o Comité Olímpico Australiano.

A peça de roupa usada por Cathy Freeman, um fato branco-prateado que cobria praticamente todo o corpo da atleta e que desapareceu do camarim no final da cerimónia, foi devolvida pelo correio por um remetente anónimo.

A 'sprinter' consagrada na distância de 400 metros usava um fato inteiro, como o usado pelos mergulhadores, na pista, o que a tornava inconfundível entre os restantes atletas.

O fato, que foi devolvido ao Melbourne Cricket Club e que se encontra agora na posse da Policia de Melbourne, é tido como parte da história do desporto australiano e assunto de debate ao longo dos últimos anos.

Os dirigentes olímpicos australianos esperam pela autenticação da peça de vestuário e caso tenha sido a usada por Cathy Freeman na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney2000 será a antiga atleta a decidir o que lhe fazer.

Cathy Freeman fato Sydney 2000
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)