Piloto vai mudar-se para a Ferrari na época 2025, após 12 anos na Mercedes, equipa com a qual conquistou seis dos sete campeonatos que possui no currículo.
A contratação do britânico Lewis Hamilton pela Ferrari a partir de 2025 é "o casamento perfeito", consideram dois especialistas em economia e marketing ouvidos pela Lusa.
O piloto britânico vai mudar-se para a Ferrari na época 2025, após 12 anos na Mercedes, equipa com a qual conquistou seis dos sete campeonatos que possui no currículo.
Paulo Reis Mourão, professor de economia na Universidade do Minho, investigador e autor do livro The Economics of Motorsports: the case of F1 [A economia dos desportos motorizados: o caso da F1] admite que o anúncio, na quinta-feira, desta mudança a partir de 2025 gerou "alguma expetativa" entre os adeptos da modalidade, enquanto Daniel Sá, Diretor do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), sublinha que este é "o casamento perfeito".
"Temos o piloto mais valioso da atualidade em termos de número de títulos conquistados, que extravasa a própria Fórmula 1, e a marca mais mítica, que não tem sido muito vencedora. É o casamento perfeito", frisa Daniel Sá.
Para este especialista em marketing, em termos desportivos, "a Ferrari terá avaliado se Hamilton poderá ser um apoio a Charles Leclerc, mais jovem", mas, "em termos de marketing, Hamilton é uma marca sólida", pelo que não considera existir "qualquer risco de desvalorização", apesar dos 39 anos do piloto britânico.
Pelo mesmo diapasão afina o investigador Paulo Reis Mourão: "Por um lado, Hamilton está a entrar numa idade madura, apesar de já termos, nesse aspeto, algumas surpresas com sucesso desportivo, como é o caso do espanhol Fernando Alonso. Por outro lado, [a presença de] Lewis Hamilton pode ser um estímulo para valores emergentes dentro da Ferrari".
Paulo Reis Mourão considera, ainda assim, que esta operação tem um desígnio evidente, considerando que "é claramente uma operação de marketing".
O investigador natural de Vila Real lembra que, "tal como acontece noutros desportos, como no futebol, o movimento de atletas a partir dos 35 anos" entende-se, claramente, como "marketing desportivo".
"Os resultados nunca serão muito surpreendentes [desportivamente]. Por um lado, pela idade. Por outro, pelo historial. Mas se não apresentar resultados, ninguém lhe vai imputar responsabilidades", até porque a Ferrari já não vence o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 desde 2007, com o finlandês Kimi Raikkonen, referiu.
Reis Mourão lembra que Lewis Hamilton "sairá mais barato hoje do que sairia há cinco anos".
"O passado retira alguma pressão desportiva ao piloto, que chega a uma equipa carente de resultados. Poderá ser a reforma dourada para muitos pilotos, assim como é a Arábia Saudita no futebol. Há dinheiro mas não há resultados desportivos", concluiu o investigador transmontano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.