Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Europeu de Corfebol regressa a Portugal na Maia

No primeiro dia todas as equipas são chamadas a competir, no Pavilhão Municipal da Maia e no Pavilhão de Gueifães.
24 de Outubro de 2014 às 09:15
No panorama nacional, a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos
No panorama nacional, a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos FOTO: Manuel Araújo

O quinto Campeonato da Europa de Corfebol arranca este sábado na Maia, naquele que é um regresso da competição, que decorre até 2 de novembro, a Portugal, depois da primeira edição realizada em 1998.

Depois do Estoril, da Catalunha, de Budapeste e de Roterdão, é a vez da Maia se assumir como o polo de Corfebol na Europa, ao longo dos nove dias de competição que vão receber 16 equipas de países como a Alemanha, a Escócia, a República Checa, a Rússia, o País de Gales, a Eslováquia e a atual campeã europeia, a Holanda.

No primeiro dia do campeonato, todas as equipas são chamadas a competir, no Pavilhão Municipal da Maia e no Pavilhão de Gueifães - as duas infraestruturas desportivas que recebem o evento -, com especial destaque para o jogo de Portugal contra a República Checa, relativo ao Grupo B, que se realiza logo após da cerimónia de inauguração da competição.

Além dos checos, a seleção nacional vai defrontar, no seu agrupamento, a Catalunha e a Bélgica, com o jogo com os catalães a estar marcado para domingo e o com os belgas a realizar-se na terça-feira.

Quinto lugar do 'ranking'

Com duas medalhas de bronze, Portugal está no quinto lugar no 'ranking' mundial, tendo chegado ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1995 e no Estoril, no primeiro Campeonato da Europa em 1998.

Pouco divulgada em Portugal, a modalidade nasceu na Holanda no ano de 1902 e chegou a Portugal 80 anos depois, tratando-se na única modalidade coletiva na qual as equipas são constituídas por quatro elementos masculinos e quatro femininos.

A Federação Internacional de Corfebol (IKF), reconhecida internacionalmente pelo Comité Olímpico Internacional, conta com 60 países inscritos e uma comunidade que soma, em todo o mundo, cerca de 300 mil atletas.

No panorama nacional a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos, o que totaliza cerca de mil atletas federados.

quinto Campeonato da Europa de Corfebol Portugal Maia
Ver comentários
C-Studio