Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

FIFA vai rever regulamentos para enquadrar atletas transgénero

União Ciclista Internacional decidiu estreitar os critérios sobre níveis baixos de testosterona relativamente estes atletas.
Lusa 21 de Junho de 2022 às 12:28
FIFA e UEFA
FIFA e UEFA FOTO: Reuters
A FIFA, juntamente com outros organismos máximos de diversos desportos, vai rever os seus regulamentos no sentido de enquadrar os atletas transgénero nas competições, confirmou esta terça-feira um porta-voz da instituição à agência noticiosa alemã DPA.

A Federação Internacional de Natação (FINA) e a Liga Internacional de Râguebi decidiram recentemente excluir atletas transgénero das provas dos setores femininos e o presidente da World Athletics, o britânico Sebastian Coe, também já admitiu tomar a mesma medida.

Fontes da FIFA assumiram estar em curso a revisão "das regras de elegibilidade de género, recorrendo a peritos", sublinhando que o organismo "leva em consideração as diversas questões (médicas, legais, científicas, de rendimento e de Direitos Humanos)".

Na passada semana, a União Ciclista Internacional decidiu estreitar os critérios sobre níveis baixos de testosterona relativamente a atletas transgénero.

Já a FINA proibiu mesmo todas as atletas transgénero que tenham vivido qualquer etapa da puberdade masculina de competir em provas femininas, estudando agora a hipótese de criar competições abertas para atletas cujo género seja outro que não o de nascimento.

FINA FIFA DPA crime lei e justiça desporto
Ver comentários
}