Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Guerra das medalhas: Quem são os campeões dos Jogos Olímpicos?

Para o Comité Olímpico Internacional, o vencedor é o país com maior número de vitórias, mas os EUA não estão de acordo.
Correio da Manhã 2 de Agosto de 2021 às 08:43
Atletas chineses vencem ouro na modalidade de tiro FOTO: Jeon Heon-Kyun / EPA
Quem são os campeões dos Jogos? Quem ganhou mais provas ou quem tem mais medalhas? Para o Comité Olímpico Internacional, o vencedor é o país com maior número de vitórias, mas os EUA, que lideram em presenças no pódio, não estão de acordo. Uma posição refletida nos principais órgãos de comunicação social norte-americanos, que optaram por um ranking próprio, em que os EUA assumem o primeiro lugar.


Nem sempre a questão se colocou, já que normalmente os Estados Unidos lideram nas duas vertentes (mais vitórias e mais medalhas). Mas este ano, ao fim de nove dias de competição, a China não dá tréguas, liderando desde o início em número de primeiros lugares. E o Japão também está a ‘morder os calcanhares’ dos EUA, alimentando a esperança de chegar ao segundo lugar no que toca a medalhas de ouro.

No caso português, a contabilidade geral de medalhas também permitiria à representação nacional dar um salto na tabela, já que são vários os países com apenas uma medalha, ainda que de ouro, à frente da equipa lusa.
Comité Olímpico Internacional EUA desporto medalhas pódio
Ver comentários