Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

IWF admite excluir três países do Rio2016

Em causa estão casos de doping.
23 de Junho de 2016 às 11:02
A IWF admitiu a possibilidade de excluir a Rússia, o Cazaquistão e a Bielorrússia dos Jogos Olímpicos Rio2016
A IWF admitiu a possibilidade de excluir a Rússia, o Cazaquistão e a Bielorrússia dos Jogos Olímpicos Rio2016 FOTO: Getty Images
A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) admitiu a possibilidade de excluir a Rússia, o Cazaquistão e a Bielorrússia dos Jogos Olímpicos Rio2016, devido a casos de doping revelados por análises de amostras dos Jogos Pequim2008 e Londres2012.

A decisão foi tomada na quarta-feira, durante uma reunião extraordinária do comité executivo da IWF, convocada para analisar vários casos relacionados com violações das regras antidoping.

Em comunicado, a IWF refere que as três federações poderão ser suspensas por terem sido "confirmados três ou mais casos de doping nas contra-análises de amostras dos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres2012",

A decisão da IWF terá de ser confirmada pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

A IWF reduziu ainda as quotas de participação nos Jogos Rio2016, que decorrem entre 5 e 21 de agosto, do Azerbaijão e da Coreia do Norte, por casos de doping nos Mundiais de 2015.

Desde novembro de 2015, a Rússia tem sido abalada por vários escândalos de doping, que levaram a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) a proibir a participação do país nas competições olímpicas de atletismo.

Entretanto, na terça-feira, o COI anunciou que os desportistas da Rússia e do Quénia deverão ser avaliados individualmente pelas federações internacionais para poderem ser elegíveis para participarem nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Federação Internacional de Halterofilismo IWF Jogos Rio2016 atletismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)