Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

João Sousa ajuda adversário e qualifica-se para os quartos

Tenista português venceu Rublev.
22 de Setembro de 2016 às 18:06
O tenista português João Sousa
O tenista português João Sousa FOTO: Luís Vieira
O tenista português João Sousa, oitavo cabeça de série, qualificou-se hoje para os quartos-de-final do torneio de São Petersburgo, ao impor-se na segunda ronda da prova ao russo Andrey Rublev em três 'sets'. O encontro ficou marcado pelo 'fair-play' do português.

Decorria o primeiro 'set', que João Sousa vencia por 5-2, quando o tenista russo fez um serviço e a bola foi considerada fora.

Contudo, o tenista luso disse a Rublev que a bola tinha sido dentro. O atleta da Rússia pediu o challange, que permite ver a repetição do lance, e após a análise ficou provado que o ponto era válido.




João Sousa, 34.º classificado do 'ranking' mundial,acabou por vencer em três 'sets' a Rublev, número 201 do mundo e que participou no torneio russo graças a um convite, pelos parciais de 7-6 (7-3), 3-6 e 6-3, após duas horas e 12 minutos de confronto.

"Estou muito contente com esta vitória, uma vitória suada contra um jogador que é muito agressivo e gosta de jogar ao ataque. Foi um triunfo muito exigente a nível físico e psicológico", analisou o vimaranense em declarações à sua assessoria de imprensa.

O tenista luso enalteceu ainda o facto de ter estado "muito bem mentalmente no encontro", especialmente após ter estado no comando e não ter conseguido fechar o primeiro 'set' no seu serviço.

"Depois acabei por vencer um 'tie-break' em que estive bastante sólido do fundo do campo e em que ele cometeu alguns erros. No segundo 'set', ele foi superior, mas no terceiro consegui aproveitar o ponto de 'break' de que dispus e isso ditou o desfecho do encontro", resumiu.

O número um português vai defrontar nos quartos de final o espanhol Roberto Bautista Agut, quarto pré-designado, que na segunda eliminatória afastou o lituano Ricardas Berankis, por 4-6, 6-1 e 7-6 (7-2).

Sousa, o único português ainda em prova em São Petersburgo, após a eliminação de Gastão Elias na ronda inaugural, apresenta um saldo positivo de duas vitórias e uma derrota frente a Agut no circuito ATP, mas perdeu o último encontro com o espanhol, já este ano, em Roterdão.
João Sousa Andrey Rublev São Petersburgo Roberto Bautista Agut Ricardas Berankis Gastão Elias desporto ténis
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)