Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

João Sousa: Portugal vai "dar o melhor" para ultrapassar Áustria

João Sousa vai defrontar os austríacos em conjunto com Gastão Elias, Frederico Silva e Pedro Sousa.
28 de Fevereiro de 2016 às 19:15
O tenista João Sousa
O tenista João Sousa FOTO: Simão Freitas
O tenista João Sousa disse este domingo que a seleção lusa de ténis vai "dar o melhor para tentar vencer a eliminatória" frente à Áustria, da primeira ronda do grupo I da zona Europa/África da Taça Davis.

O melhor português na hierarquia do ténis mundial, ocupa a 36.ª posição, vai defrontar os austríacos em conjunto com Gastão Elias, 140.º classificado, Frederico Silva, 266.º, e Pedro Sousa, 520.º, tendo antecipado que a eliminatória, que se disputa entre 04 e 06 de março, no Pavilhão do Vitória de Guimarães, será "muito dura".

"Prometemos que vamos dar o nosso melhor para tentar vencer a eliminatória. Vai ser uma eliminatória muito dura, em que o apoio dos portugueses, neste caso dos vimaranenses, vai ser fundamental para o desfecho", anteviu à margem de um evento da associação Alma Branca, parceira da Fundação Real Madrid, em Guimarães.

A Áustria, seleção que os portugueses nunca venceram na competição, tendo somado derrotas em 1986, por 5-0, em 1987, por 4-1, e em 1999, também por 4-1, conta com o 15.º classificado do 'ranking' em singulares, Dominic Thiem, e com o 25.º da hierarquia de pares, Alexander Peya.

João Sousa revelou, porém, que a estratégia para contrariar a qualidade do adversário em ambas as variantes ainda vai ser definida em conjunto com o selecionador, Nuno Marques, e com os treinadores.

"Ainda não falámos sobre isso. Vamos entrar em estágio esta noite e vamos preparar da melhor maneira esta eliminatória. O capitão vai falar connosco, os treinadores vão falar connosco, vamos analisar a equipa deles, se bem que os conheço muito bem a todos", esclareceu.

O tenista, que, em novembro de 2015, atingiu a melhor posição alguma vez atingida por um português no 'ranking' (33.º), mostrou ainda "orgulho" por poder jogar "na cidade natal", manifestando a esperança de que os vimaranenses possam fazer desta ronda da Taça Davis um acontecimento de relevo na história do ténis português.

"Tenho um desejo imenso que isso aconteça. Sei que os vimaranenses são pessoas que querem constantemente que os nossos ganhem. Portugal somos nós, e acredito plenamente que vamos ter um ambiente como nunca tivemos numa Taça Davis", afirmou.

A seleção portuguesa de ténis defronta a Áustria, que conta ainda com os tenistas Gerald Melzer, 116.º do 'ranking' mundial, e Dennis Novak, 239.º, depois de ter eliminado a Bielorrússia, em setembro de 2015, e, caso se apure, defronta a Ucrânia, em casa, na segunda ronda do grupo I da Zona Europa/África.

João Sousa Áustria grupo I Europa Taça Davis Gastão Elias Frederico Silva Pedro Sousa ténis
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)