Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Judoca Célio Dias assume homossexualidade

Desportista garante que a orientação sexual não o define enquanto pessoa.
27 de Fevereiro de 2018 às 17:24
Célio Dias
Célio Dias
O judoca português Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
O judoca português Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
O judoca português Célio Dias
Célio Dias
"Sempre me entendi como homossexual", começou por revelar o judoca Célio Dias em entrevista ao jornal Record. O desportista fez questão de sublinhar que gostar de homens não o define enquanto pessoa, mas que foi algo que teve de aceitar ao longo do tempo.

O português, que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, afirmou que houve uma altura em que percebeu que não fazia sentido continuar a esconder que não gostava de mulheres de uma forma romântica. "Posso ser perfeitamente feliz como qualquer outra pessoa", disse.

Célio Dias não descarta a possibilidade de vir a integrar movimentos como o LGBT (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais), de forma a conseguir ajudar outras pessoas a aceitarem-se e posteriormente a conseguirem integrar-se "melhor na sociedade". Para este é importante não ter medo do que os outros possam pensar. 

O atleta ainda mencionou que sofre de uma síndrome esquizo compulsiva, que o levou a sofrer de depressão durante um período de tempo. "Tentei suicidar-me duas vezes, mas felizmente consegui superar", contou. Célio esteve internado durante quatro dias na ala psiquiátrica do Hospital Garcia da Orta, em Almada, onde recebeu tratamento e a medicação necessária.
judoca desporto célio dias homossexualidade amor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)