Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Judoca Joana Ramos conquista ouro

Medalha conquistada no Grande Prémio de Astana, Cazaquistão.
10 de Outubro de 2014 às 14:38
A judoca do Sporting somou 300 pontos para o "ranking" mundial
A judoca do Sporting somou 300 pontos para o 'ranking' mundial FOTO: Paulo Calado

A judoca portuguesa Joana Ramos conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro no Grande Prémio de Astana, Cazaquistão, na categoria de -52 kg, ao vencer na final Christianne Legentil (36.ª do Mundo), das Ilhas Maurícias, por ippon.

A judoca do Sporting, que não ganhava uma medalha de ouro num Grande Prémio desde 2010, quando venceu em Abu Dhabi, somou 300 pontos para o 'ranking' mundial, num momento em que se situa na 34.ª posição. Este ano, Joana Ramos tinha como melhor resultado a medalha de prata conquistada em setembro no Grande Prémio de Zagreb.

São pontos importantes para a judoca, tendo em conta a hierarquia na qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, que esta sexta-feira, na competição disputada na capital do Cazaquistão, começou por bater adversárias mais bem cotadas.

Na final, com uma vitória a 1.04 minutos do fim, depois de aplicar uma técnica de luxação a Legentil, Joana Ramos tinha uma rival abaixo de si, mas antes teve que vencer judocas mais bem posicionadas.

No caminho, a atleta olímpica portuguesa venceu a mongol Bundmaa Munkbaatar (15.ª), a belga Ilse Heylen (18.ª) e a israelita Gili Cohen (7.ª).

Na capital do Cazaquistão, a seleção portuguesa, acompanhada pelo técnico Michel Almeida, ainda terá em prova Carlos Luz (-81 kg), no sábado, e Célio Dias (-90 kg), no domingo.

Joana Ramos Grande Prémio de Astana Cazaquistão judo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)