Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Lisboa-Madeira em kitesurf

Francisco Lufinha vai passar mais de 40 horas no mar.
Cátia Carmo 27 de Junho de 2015 às 16:22
Francisco Lufinha, 31 anos, quer bater o recorde mundial de kitesurf com uma viagem de Lisboa até à Madeira. Vão ser mais de 40 horas no mar e mil quilómetros em cima da prancha – a velocidade é que só depende do vento.

Francisco Lufinha, 31 anos, quer bater o recorde mundial de kitesurf com uma viagem de Lisboa até à Madeira. Vão ser mais de 40 horas no mar e mil quilómetros em cima da prancha – a velocidade é que só depende do vento. Durante todo esse tempo não vai dormir nem ingerir alimentos sólidos, até porque está limitado nas necessidades fisiológicas no meio do oceano.

"Vai ficar cerca de 48 horas sem ir à casa de banho. Tem de evitar tudo o que é fibra. Vai comer vegetais, azeite, queijo, frango, salmão, frutos vermelhos e barras de cereais, tudo triturado", explica ao CM Bárbara Abreu, a nutricionista que acompanha Lufinha.

O desportista está há cerca de um ano a preparar-se para o desafio que o põe à prova física e psicologicamente. No último recorde do mundo que bateu, em 2013, numa viagem de 28 horas da Foz do Douro a Lagos, só se sentiu completamente bem nas primeiras 12 horas.

"Depois surgiram as dores nos tornozelos, joelhos e abdominais. É como ter facas a espetar, cada uma mais aguda que a outra", recorda Francisco, que pede o apoio dos portugueses para suportar a exigência da prova.
kitesurf Lisboa Madeira prancha Francisco Lufinha mar modalidades recorde desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)