Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Kris Meeke dedica vitória aos fãs portugueses

O norte-irlandês ganhou pela primeira vez a prova.
Octávio Lopes 23 de Maio de 2016 às 08:14
Kris Meeke (Citroën DS3), ontem, no salto de Fafe, numa das zonas mais famosas e emblemáticas do Rali de Portugal onde se concentraram dezenas de milhares de espectadores
Kris Meeke (Citroën DS3), ontem, no salto de Fafe, numa das zonas mais famosas e emblemáticas do Rali de Portugal onde se concentraram dezenas de milhares de espectadores FOTO: Simão Freitas
"É um ambiente incrível. Que lugar para pilotar um carro de rali, especialmente naquele salto final de Fafe. Esta vitória é para os fãs portugueses", disse no domingo o norte-irlandês Kris Meeke (Citroën DS3), momentos depois de ter ganho o Rali de Portugal.

"Foi um fim de semana quase perfeito. Tinha a certeza de que podia fazer algo bom aqui, mas, quando o tempo mudou antes do rali, passou a não ser tão óbvio e na sexta-feira também não. Sábado, tínhamos vantagem e tirei o máximo partido e não podia ter feito mais. Tinha uma boa posição de partida, é certo, mas é outro passo para mim, como piloto, poder fazer um rali como este do princípio ao fim", acrescentou.

Meeke regressou à competição em Portugal, quinta prova do Mundial, depois de ter estado ausente no México e na Argentina, uma vez que a equipa oficial Citroën abdicou do campeonato deste ano para preparar o novo carro para 2017. "Não tínhamos muitos quilómetros entre a Suécia e Portugal. Fizemos muitos testes, mas perde-se o espírito da competição. Essa ausência talvez me tenha dado mais apetite. Tínhamos uma boa posição, mas mostrámos que o DS3 continua a ser um carro competitivo. Podemos aproveitar alguma coisa deste carro e fazer ainda melhor para 2017", frisou. Meeke, que foi o quarto britânico a ganhar em Portugal, depois de Tony Fall (1968), Colin McRae (1998 e 1999) e Richard Burns (2000), completou o rali com 29,7 segundos de vantagem sobre o norueguês Andreas Mikkelsen (VW Polo R) e 34,5 em relação ao francês Sébastien Ogier (VW Polo R), tricampeão do Mundo, que reforçou a liderança do campeonato, com 114 pontos, contra 67 de Andreas Mikkelsen.

Kris Meeke rali portugal