Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Luís Gomes rei na fuga na Volta a Portugal

Ciclista mais forte naquela que foi a primeira vez em que um grupo de fugitivos conseguiu impor-se ao pelotão.
Luís Oliveira 13 de Agosto de 2022 às 10:18
Luís Gomes impôs-se aos outros elementos da fuga na linha de meta
Luís Gomes impôs-se aos outros elementos da fuga na linha de meta FOTO: PEDRO SARMENTO COSTA/ lusa
Eà sétima etapa da Volta a Portugal 2022 a fuga vingou e coroou Luís Gomes. O ciclista da Kelly-Simoldes integrou um grupo de fugitivos que chegou a ter 15 elementos mas que a subida ao Sameiro (Braga) reduziu. Gomes (28 anos), natural de Vila Nova de Gaia, venceu num sprint reduzido Gonçalo Leaça (KLA Alumínios-Credibom) e Txomin Juaristi (Euskatel-Euskadi), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

A tirada, de 150,1 quilómetros, a mais curta da prova, ligou Santo Tirso a Braga. Foi corrida a grande velocidade (média de 42 km/hora) e muito movimentada. O grupo de 15 ciclistas que escapou ao pelotão chegou a ter mais de quatro minutos de vantagem, mas a 25 km da meta o pelotão liderado pela equipa do camisola amarela acelerou o ritmo e foi baixando a diferença. Na subida de segunda categoria ao Sameiro, Luís Gomes foi dos mais ativos e acabou por colher frutos ao cortar a meta em primeiro. O grupo dos favoritos chegou um minuto e 46 segundos depois.

A geral individual manteve-se inalterada, com Frederico Figueiredo a segurar a camisola amarela, símbolo de líder da corrida. O seu colega de equipa Mauricio Moreira mantém-se a sete segundos e Luís Fernandes (Boavista) está a 38 segundos.

Esta sexta-feira disputa-se a 8ª etapa, de 182,4 quilómetros, que vai ligar as cidades de Viana do Castelo e Fafe.
Ver comentários