Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Luís Gonçalves conquista bronze nos Jogos Paralímpicos

O atleta garantiu o terceiro lugar na final dos 400 metros T12.
9 de Setembro de 2016 às 23:52
O atleta português Luís Gonçalves
O atleta português Luís Gonçalves FOTO: Marcelo Sayao/EPA
O atleta português Luís Gonçalves conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze na prova dos 400 metros T12 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos Rio2016, que decorrem no Brasil.

Luís Gonçalves, que é campeão mundial da distância, correu a final em 49,54 segundos, terminando atrás do chinês Qichao Sun (48,57), medalha de ouro, e do marroquino Mahdi Afri (49,00), que arrecadou a prata.

O atleta português, que representa o Sporting, já tinha conquistado a medalha de prata na mesma distância nos Jogos Paralímpicos Pequim2008.

Luís Gonçalves, que não esteve presente nos Jogos Paralímpicos Londres2012, devido a um controlo positivo de doping, que o afastou da competição entre 2012 e 2014.

Esta é a primeira medalha que Portugal conquista nos Jogos Paralímpicos Rio2016, competição na qual está representado por 37 atletas, em sete modalidades.

Medalha sabe a suor, trabalho e sacrifício
O atleta português Luís Gonçalves garantiu que a medalha sabe "a suor, trabalho e sacrifício".

"Esta medalha sabe a suor, a trabalho e sacrifício", disse", enaltecendo o trabalho de equipa técnica que o tem apoiado e considerando que teve 11 milhões ao seu lado, numa final que lhe permitiu juntar o bronze paralímpico ao título mundial da distância.

O português considerou que o mais importante foi fazer aquilo que mais lhe dá gosto: correr.

"O mais importante é que fui fazer a prova, diverti-me, 'gozei o prato' e fiz aquilo que gosto de fazer que é correr e corri com 11 milhões ao meu lado", afirmou o atleta do Sporting.

Luís Gonçalves, que volta a um pódio paralímpico oito anos depois da prata conquistada em Pequim, afirmou que a suspensão de dois anos por um controlo antidoping positivo que o afastou dos Jogos Lonres2012 já faz parte do passado.

"Não estive em Londres, mas o que passou passou. Agora estou preparado para as eliminatórias dos 200 metros", disse o atleta, que em 2015 se sagrou campeão mundial dos 400 metros T12.

Presidente felicita Luís Gonçalves
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou na sexta-feira ao final da noite o atleta português Luís Gonçalves pela conquista da medalha de bronze nos 400 metros T12 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos.

Numa nota intitulada "Parabéns Luís Gonçalves!" divulgada na página da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado declara: "Felicito muito efusivamente o atleta Luís Gonçalves pela conquista da medalha de bronze".

"Esta conquista é um enorme orgulho para todos os portugueses e enche-nos a todos de alegria. Muito obrigado e muitos parabéns!", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.
Luís Gonçalves Portugal Jogos Paralímpicos Rio de Janeiro Sporting desporto eventos desportivos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)