Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Doze portugueses na Califórnia para mundial de surf

Portugal continua a dar cartas no surf.
12 de Outubro de 2015 às 19:28
Francisco Almeida, conhecido por 'Xiquinho', espera chegar à medalha no Mundial de Juniores
Francisco Almeida, conhecido por 'Xiquinho', espera chegar à medalha no Mundial de Juniores FOTO: d.r.

Portugal vai ter 12 atletas a competir por uma medalha no mundial de surf que se realiza nos Estados Unidos. O selecionador nacional David Raimundo escolheu Mariana Garcia e Teredsa Bonvalot, em ‘sub16 feminino’; Teresa Bonvalot e Mariana Assis em ‘sub18 feminino’; Francisco Almeida, João Moreira, Salvador Couto e Vasco Mónica, em ‘sub16 masculino’; Guilherme Fonseca, Luís Perloiro, Jácome Correia e Francisco Duarte em ‘sub18 masculino’.


Conhecido por ‘Xiquinho’, Francisco Almeida é uma das jovens promessas nacionais no surf. O atleta de 15 anos já se encontra na Califórnia para participar no Mundial de Juniores – ISA World Junior Surfing Championship. Será um dos 320 atletas de 37 países.


A paixão pelo surf começou para o português aos sete anos, em Casablanca (Marrocos), e, desde então, foi campeão nacional Surf Esperanças (2011) ou vice-campeão nacional ‘sub16' (este ano).

‘Xiquinho’ é uma das apostas da Associação de Apoio a Jovens Meritis. Criada em 2013, pelos irmãos Pedro e Nuno Couceiro, a Meritis é uma associação que procura detetar jovens com potencial de desenvolvimento nas mais diversas áreas desportivas e artísticas e ajuda na concretização de objetivos.

surf surfista califórnia eua modalidades meritis xiquinho francisco almeida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)