Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Presidente da ATP diz que inquérito não tem precedentes

Resultados combinados em causa.
27 de Janeiro de 2016 às 09:32
"É algo sem precedentes, em que os principais responsáveis do ténis se uniram com rapidez e um só propósito", disse Chris Kermode
'É algo sem precedentes, em que os principais responsáveis do ténis se uniram com rapidez e um só propósito', disse Chris Kermode FOTO: EPA

A abertura de um inquérito para investigar alegados resultados combinados e que envolveriam vários jogadores do 'top-50' mundial "é algo sem precedentes" que juntou as mais altas instâncias da modalidade, disse esta quarta-feira o presidente da associação de tenistas.


"É algo sem precedentes, em que os principais responsáveis do ténis se uniram com rapidez e um só propósito, que é restaurar a confiança pública no nosso desporto", afirmou o presidente da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Chris Kermode, em conferência de imprensa.


Nesta conferência, em Melbourne, onde decorre o Open da Austrália, estiveram também o presidente da Federação Internacional de Ténis, David Haggerty, e o líder da Unidade da Integridade do Ténis, Philip Brook.


Chris Kermode explicou que a investigação será liderada pelo britânico Adam Lewis, especialista em legislação desportiva, que estará acompanhado por mais dois elementos, ainda a designar.


"Este painel poderá investigar tudo e falar com quem entender. Não haverá prazos para a conclusão do inquérito. Demorará o tempo que for necessário", esclareceu o presidente da ATP.


A 17 de janeiro, na véspera do início do Open da Austrália, primeira prova do 'Grand Slam' da temporada, a BBC revelou que 16 tenistas que integraram o 'top-50' mundial na última década, incluindo vencedores de 'majors', estiveram envolvidos em jogos com resultados combinados.

presidente da Associação dos Tenistas Profissionais Chris Kermode Melbourne Open da Austrália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)