Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Rafael Reis voou em Belém na Volta a Portugal

Ciclista voltou a ser o mais forte no prólogo e conquistou a camisola amarela.
Luís Oliveira 5 de Agosto de 2022 às 08:50
Rafael Reis, campeão nacional de contrarrelógio, venceu a etapa desta quinta-feira
Rafael Reis, campeão nacional de contrarrelógio, venceu a etapa desta quinta-feira FOTO: Pedro Ferreira
O campeão português de contrarrelógio, Rafael Reis, confirmou esta quinta-feira o favoritismo e venceu o prólogo da 83ª edição da Volta a Portugal, que teve lugar na zona de Belém, em Lisboa. Repetindo o feito da edição do ano passado, precisamente com o mesmo percurso e quilometragem (5,4 km), o ciclista, de 30 anos, natural de Setúbal, voou pela zona ribeirinha da cidade e assume-se assim como o primeiro camisola amarela da edição deste ano da ‘grandíssima’.

Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) gastou 6m11s para fazer os 5,4 km - mais um segundo do que fez em 2021. Foi a quarta vez que Rafael Reis ganhou um prólogo da Volta a Portugal - já o tinha conseguido em 2016, 2018 e 2021 - e tem todas as possibilidades de poder manter a condição de líder até à etapa da chegada à Torre, na Serra da Estrela, no domingo.

Em segundo lugar ficou o seu companheiro de equipa, o uruguaio Mauricio Moreira, que gastou mais nove segundos, e em terceiro ficou o britânico Oliver Rees (Trinity Racing).

No que respeita aos candidatos à vitória da geral, Mauricio Moreira já ganhou alguns segundos aos seus principais adversários, desde logo o seu companheiro de equipa, António Carvalho, que gastou mais 22 segundos que o vencedor, e dos dois ciclistas da Efapel Tiago Antunes e Henrique Casimiro que gastaram mais 12 e 13 segundos.

Esta sexta-feira corre-se a primeira etapa em linha da Volta a Portugal e logo a mais longa da prova. Os ciclistas vão fazer a ligação entre as cidades de Vila Franca de Xira e Elvas, de 193,7 quilómetros e com grande perspetiva de ser uma chegada ao sprint.
Rafael Reis Setúbal Belém Lisboa Mauricio Moreira desporto ciclismo
Ver comentários
C-Studio