Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Sara Moreira 3.ª na Maratona da Nova Iorque

Portuguesa estreou-se na maratona e só foi batida por duas quenianas.
P.C. 2 de Novembro de 2014 às 16:57
Jemima Sumgong, Mary Keitany e Sara Moreira no final da prova
Jemima Sumgong, Mary Keitany e Sara Moreira no final da prova FOTO: Getty Images

A portuguesa Sara Moreira terminou este domingo a Maratona de Nova Iorque (EUA) no terceiro lugar, naquela que foi a primeira vez que correu a distância.

A atleta do Sporting terminou com um tempo de 2h25m59s, atrás das quenianas Mary Keitany (2h25m03s) e Jemima Sumgong (2h25h05s).

Foi surpreendente a corrida de Sara Moreira que, embora estreante, se aventurou a liderar a prova entre os 6 e os 10 km e, mais tarde, a seguir à meia-maratona e até aos 25 km sensivelmente. A atleta portuguesa, que acaba de ingressar no Sporting, atrasou-se um pouco por volta dos 32 km, mas rapidamente recuperou. Quando as duas primeiras se isolaram na frente, Sara colocou-se na terceira posição, que não mais abandonou, cortando a meta a 53 segundos da vencedora e com 15 segundos de vantagem sobre a letã Yelena Prokopcuka, quarta classificada.

A sua marca foi a segunda melhor de uma estreante portuguesa na distância, apenas superada por Jéssica Augusto, que fez a sua primeira maratona em Londres, em 2011, e gastou 2:24.32.

Dulce Félix cedo cedeu relativamente às primeiras, chegou depois a atingir a 10.ª posição aos 35 km, mas foi ultrapassada na parte final.
A prova masculina foi ganha pelo também queniano Wilson Kipsang, em 2:10.59 horas, seguido dos etíopes Desisa Benti, com 2:11.03, e Gebre Gebremarian, com 2:12.13.

Sara Moreira Maratona Nova Iorque Sporting
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)