Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Telma Monteiro estreia-se frente a adversária conhecida

Telma já encontrou na sua carreira ambas as judocas, em três ocasiões cada, e venceu-as sempre.
24 de Junho de 2015 às 16:18
A judoca portuguesa Telma Monteiro
A judoca portuguesa Telma Monteiro FOTO: Raquel Wise/Sábado

A judoca portuguesa Telma Monteiro defrontará na quinta-feira na sua estreia nos I Jogos Europeus, em Baku, a azeri Kifayat Gasimova ou a sérvia Jovana Rogic, adversárias que conhece bem e sempre venceu.

Telma Monteiro, que procura em Baku a sua 11.ª medalha em Europeus, tendo em conta que a competição foi integrada nestes Jogos, parte para competição na condição de líder do 'ranking' mundial na categoria de -57 kg.

A judoca, que tem um palmarés inigualável em Europeus, com dez medalhas (quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze), irá ter pela frente a vencedora do combate entre Gasimova (43.ª do mundo) e Rogic (22.ª).

Telma já encontrou na sua carreira ambas as judocas, em três ocasiões cada, e venceu-as sempre.

A azeri Kifayat Gasimova, que estará a competir em 'casa', é uma judoca experiente, de 32 anos, com uma medalha de bronze nos Mundiais de 2009, em Roterdão -- competição em que perdeu com Telma Monteiro -, e duas de bronze e uma de prata em Europeus.

Quanto a Rogic, de 26 anos, mais bem posicionada na classificação mundial (22.ª), foi igualmente derrotada em três combates com a portuguesa e o seu último melhor registo é um sétimo lugar no 'Grand Slam' de Baku, no início de maio.

Portugal, que compete com 14 judocas, terá na quinta-feira os primeiros combates, com Telma Monteiro, Leandra Freitas (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Nuno Carvalho (-60 kg), e Diogo César e Sergiu Oleinic (ambos em -66 kg).

Joana Ramos, tal como Telma Monteiro e Yahima Ramirez (-78 kg), é uma das únicas judocas portuguesas com medalhas em Europeus, depois da prata que alcançou em 2011 na competição disputada em Istambul.

A judoca dos -52 kg é 15.ª do mundo e inicia estes Jogos Europeus frente à kosovar Distria Krasniqi, uma adversária cotada atrás de si na hierarquia mundial (57.ª), a tabela de referência no apuramento olímpico.

No sorteio da competição do judo, a maioria dos atletas portugueses encontraram adversários menos cotados, com exceção para Yahima Ramirez, Ana Cachola, Nuno Carvalho ou Diogo Lima, com rivais mais bem posicionados.

Telma Monteiro I Jogos Europeus Baku Jovana Rogic Grand Slam Leandra Freitas judo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)