Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

"Todos os brasileiros podem estar orgulhosos"

Presidente do COI faz apelo aos atletas que vão estar no Rio2016.
6 de Agosto de 2016 às 14:13
"O movimento olímpico, não só tolera a diversidade como se enriquece com ela", frisou o líder do COI
'O movimento olímpico, não só tolera a diversidade como se enriquece com ela', frisou o líder do COI FOTO: Kai Pfaffenbach/Reuters
O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, fez um apelo aos mais de dez mil atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos que começam este sábado, de forma oficial, no Rio de Janeiro.

No seu discurso na cerimónia de sexta-feira, o dirigente não escondeu que o mundo "vive tempos de crise e incertezas" e que os Jogos do Rio de Janeiro é uma das melhores respostas.

"Esta é a nossa resposta olímpica: 10.000 atletas a viverem juntos, numa Aldeia Olímpica, a partilharem os seus sonhos. Há uma lei universal no mundo olímpico: somos todos iguais", acrescentou o alemão.

O líder do COI considerou ainda que o Rio de Janeiro transformou-se "numa metrópole moderna" graças aos Jogos Olímpicos, que "serviram de catalisador" para essa evolução.

"Este é o momento de a cidade maravilhosa. Estes primeiros jogos na América do Sul partirão do Brasil para todo o mundo. Todos os brasileiros podem estar orgulhosos. Conseguiram-no em tempos difíceis no Brasil. Acreditamos em vocês", referiu Thomas Bach no seu discurso na cerimónia de sexta-feira.

Bach fez questão de elogiar "a paixão pelo desporto e a alegria de viver" dos brasileiros, "que é inspiradora para o COI"

O presidente do COI relembrou que se vive num mundo "em que o egoísmo ganha terreno", pelo que a resposta olímpica "é dar as boas vidas a uma equipa de refugiados".

"O movimento olímpico, não só tolera a diversidade como se enriquece com ela", frisou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)