Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Volta a Portugal ensombrada pelo doping

Começa esta quinta-feira em Lisboa a Volta a Portugal 2022 em bicicleta sem a equipa que dominou a prova na última década.
Luís Oliveira 4 de Agosto de 2022 às 08:45
Volta a Portugal está na estrada a partir de hoje e até ao próximo dia 15
Volta a Portugal está na estrada a partir de hoje e até ao próximo dia 15 FOTO: Direitos Reservados
A 83ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa esta quinta-feira em Lisboa e termina em Vila Nova de Gaia, no dia 15. O maior evento do ciclismo nacional realiza-se numa altura em que a modalidade está sob forte suspeita de uso de substâncias proibidas e em que decorre a ‘Operação Prova Limpa’ que já levou à suspensão da W52-FC Porto, a equipa que dominou a prova na última década, e à realização de buscas a casa de atletas que estavam escalados para participar na corrida.

Com a ausência dos ciclistas da W52-FC Porto, prevê-se uma corrida aberta no que respeita à equipa que vai dominar o pelotão e ao vencedor da classificação geral. A Glassdrive-Q8-Anicolor, apesar de negar o estatuto de favorita, parece ser a equipa com mais argumentos em assumir-se como mandona do pelotão que durante onze dias vai percorrer alguns pontos do País. É nesta equipa que corre o uruguaio Mauricio Moreira, o segundo classificado da edição do ano passado - ganha por Amaro Antunes -, e apontado como grande favorito a vencer a prova. Ainda na mesma equipa, Frederico Figueiredo aparece como outro candidato. A Efapel, orientada por José Azevedo, também terá uma palavra a dizer e apresenta-se na corrida com a liderança partilhada por três ciclistas portugueses: Joaquim Silva, Tiago Antunes e Henrique Casimiro.

A prova começa esta quinta-feira às 14h30 com um prólogo de 5,4 km, com início e fim na Praça do Comércio. Seguem-se depois 1559,7 quilómetros distribuídos por dez etapas, num percurso considerado mais suave e com menos etapas de montanha que em edições anteriores (ver texto ao lado). A última tirada é um contrarrelógio de 18,6 km, entre Porto e Vila Nova de Gaia.

Participam 18 equipas: nove portuguesas, três espanholas, duas dos EUA, uma venezuelana, uma da Grã-Bretanha, uma colombiana e uma angolana.

Segunda etapa em badajoz
É uma das grandes novidades da Volta a Portugal deste ano, uma pequena incursão a Espanha. A segunda etapa, no sábado, começa na cidade espanhola de Badajoz. A tirada liga a localidade do país vizinho à cidade de Castelo Branco, numa distância de 181,5 quilómetros e com chegada em paralelo.

Apenas três chegadas em alto
O percurso da Volta 2022 é mais suave do que em edições anteriores. Os ciclistas vão enfrentar 26 contagens de montanha, menos sete do que no ano passado. E há apenas três chegadas em alta montanha: na Serra da Estrela (Torre), no domingo dia 7, em Miranda do Corvo, dia 9, e na Senhora da Graça, dia 14.
W52-FC Porto Portugal Lisboa Vila Nova de Gaia Porto Volta desporto ciclismo
Ver comentários