Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Volta ao Algarve: Os melhores ciclistas em direto na CMTV

Conheça as etapas e as principais figuras de uma das provas mais importantes do ciclismo no País.
Iúri Martins(iurimartins@cmjornal.pt) 28 de Abril de 2021 às 19:28
Conheça as etapas e as principais figuras de uma das provas mais importantes do ciclismo no País.
Por Iúri Martins(iurimartins@cmjornal.pt) 28 de Abril de 2021 às 19:28
A 47.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta decorre entre 5 e 9 de maio e terá transmissão em direto na CMTV. A corrida arranca em Lagos e termina no alto do Malhão, concelho de Loulé.

A pandemia veio adiar a realização da histórica prova do ciclismo em Portugal, habitualmente marcada para fevereiro. Ainda assim, os melhores atletas do panorama mundial não vão faltar à chamada para uma das mais prestigiantes provas do calendário.

Do total de 25 equipas, sete pertencem à WorldTeam, oito à ProTeam e dez à categoria Continental. Os belgas da Deceuninck-Quick-Step e os britânicos da Ineos Grenadiers, as duas melhores equipas do ranking mundial coletivo, são os 'cabeças' de cartaz desta Volta ao Algarve que contará ainda com a equipa UAE Emirates, onde alinha o português Rui Costa.
Equipas em prova
Principais ciclistas em prova
As datas e as etapas

A Volta ao Algarve é composta por cinco etapas divididas por cinco dias e decorre entre 5 e 9 de maio de 2021.

A prova abre com uma etapa com percurso entre a cidade de Lagos e Portimão, num total de 189,5 quilómetros.

A segunda etapa decorre entre Sagres e Fóia e será uma das mais importantes. O vencedor desta etapa alcança, habitualmente, a vitória final na Volta ao Algarve.

De realçar ainda o contra-relógio na quarta etapa, que decorre em Lagoa, e a quinta e última da Volta ao Algarve que obrigará os ciclistas a ultrapassar seis montanhas para chegar à vitória final.
Etapa 1 - Lagos | Portimão (189,5km)


O irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) venceu esta quarta-feira ao 'sprint' a primeira etapa da etapa inaugural da 47.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, assumindo a liderança da classificação geral individual.

Bennett, de 30 anos, cumpriu os 189,5 quilómetros entre Lagos e Portimão em 4:37.41 horas, batendo sobre a meta o holandês Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert-Materiaux), segundo, e o espanhol Jon Aberasturi (Caja Rural-Seguros RGA), terceiro.

Etapa 2 - Sagres | Fóia (182,8km)

O britânico Ethan Hayter (INEOS) venceu esta quinta-feira a segunda etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, no alto da Fóia, assumindo a liderança da geral, à frente do português João Rodrigues (W52-FC Porto), segundo.

A caminho da Fóia, Hayter, de 22 anos, cumpriu os 182,8 quilómetros, desde Sagres, em 4:48.43 horas, e foi o mais forte de um quinteto que se isolou na derradeira subida, batendo sobre a meta João Rodrigues, e o espanhol Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), terceiro.

Etapa 3 -Faro | Tavira (203,1km)

O ciclista irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) conquistou esta sexta-feira a segunda vitória em etapas na 47.ª Volta ao Algarve, ao ganhar ao 'sprint' a terceira tirada, com Ethan Hayter (INEOS) a segurar a liderança.

Bennett, que já tinha vencido a tirada inaugural, cumpriu os 203,1 quilómetros entre Faro e Tavira em 5:02.14 horas, batendo sobre a meta o holandês Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), segundo, e o companheiro de equipa dinamarquês Michael Morkov, terceiro.

Etapa 4 - Lagoa | Lagoa (20,3km)


O ciclista dinamarquês Kasper Asgreen venceu este sábado a quarta etapa da Volta ao Algarve em bicicleta.

O atleta conseguiu o melhor tempo com 23 minutos e 42 segundos. Asgreen fechou os 20,3 quilómetros do contrarelógio à frente do português Rafae Reis da Efapel e do francês Benjamin Thomas, segundo e terceiro respetivamente.


Etapa 5 - Albufeira | Loulé (170,1km)

Algarve Covid-19 Portugal CMTV Volta desporto ciclismo Volta ao Algarve